Os sentidos da escola para os pais

Autores/as

  • Vera Lucia Trevisan de Souza Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Paula Costa Andrada Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Lúcia Maria Pissolatti Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Magda Machado Ribeiro Venancio Universidade Católica de Campinas

Palabras clave:

Psicologia Histórico-Cultural, sentidos, pais de alunos

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar parte dos resultados de uma pesquisa em que se investigaram os sentidos que os pais atribuem à escola de seus filhos. Utiliza-se como referencial teórico a Psicologia Histórico-Cultural, sobremaneira os conceitos de Vigotski sobre o desenvolvimento humano. A partir da análise de observações realizadas na escola e das respostas dos pais ou responsáveis em questionários aplicados, pôde-se perceber que, na perspectiva dos pais, os aspectos motivadores para seus filhos frequentarem a escola distanciam-se das atividades ou objetivos pedagógicos e se relacionam com interesses voltados à interação com os colegas e possibilidades de participação em atividades esportivas. Esses resultados evidenciam o desafio a ser enfrentado pelo psicólogo escolar, na promoção de mediações que favoreçam interações que mobilizem os alunos à aprendizagem, o que passa, necessariamente, pela formação de professores.

Publicado

2013-06-01

Número

Sección

Artigos