Os sentidos da escola para os pais
Palavras-chave:
Psicologia Histórico-Cultural, sentidos, pais de alunosResumo
O objetivo deste artigo é apresentar parte dos resultados de uma pesquisa em que se investigaram os sentidos que os pais atribuem à escola de seus filhos. Utiliza-se como referencial teórico a Psicologia Histórico-Cultural, sobremaneira os conceitos de Vigotski sobre o desenvolvimento humano. A partir da análise de observações realizadas na escola e das respostas dos pais ou responsáveis em questionários aplicados, pôde-se perceber que, na perspectiva dos pais, os aspectos motivadores para seus filhos frequentarem a escola distanciam-se das atividades ou objetivos pedagógicos e se relacionam com interesses voltados à interação com os colegas e possibilidades de participação em atividades esportivas. Esses resultados evidenciam o desafio a ser enfrentado pelo psicólogo escolar, na promoção de mediações que favoreçam interações que mobilizem os alunos à aprendizagem, o que passa, necessariamente, pela formação de professores.Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2013-06-01
Como Citar
Souza, V. L. T. de, Andrada, P. C., Pissolatti, L. M., & Venancio, M. M. R. (2013). Os sentidos da escola para os pais. Psicologia Da Educação, (36). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/27730
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.