Modernidade anômala e pré-escola: análise de uma relação pedagógica e sua repercussão na ontogênese da consciência infantil

Autores

  • Gisele Toassa Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

psicologia histórico-cultural, consciência, desenvolvimento psicossocial, modernidade anômala, educação infantil

Resumo

Relata-se, neste artigo, pesquisa em uma escola pública de educação infantil localizada no interior de São Paulo. A partir de um referencial teórico histórico-cultural, os principais conceitos utilizados foram consciência, significado (significação), sentido, posição interna, atividade e jogo protagonizado. À guisa de métodos, realizaram-se: uma entrevista, observação participante, análise das atividades escolares e seus produtos, e três situações experimentais. Os resultados apontam a ontogênese de consciências caracterizadas pela submissão e individualismo, produtoras de sentidos nos quais se evidenciava a constituição de uma hierarquia social clientelista, na qual público e privado se sobrepunham. Esses aspectos foram mote para análise da inserção da escola pesquisada na história e presente da educação infantil - parte de uma sociedade compreensível por meio do conceito de "modernidade anômala", elaborado pelo sociólogo José de Souza Martins.

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Publicado

2012-06-01

Como Citar

Toassa, G. (2012). Modernidade anômala e pré-escola: análise de uma relação pedagógica e sua repercussão na ontogênese da consciência infantil. Psicologia Da Educação, (34), 84–103. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/28044

Edição

Seção

Artigos