Evasão escolar na pós-graduação: estudo de um caso
Palabras clave:
evasão escolar, pós-graduação, políticas públicasResumen
Considerando a escassez de estudos sistemáticos sobre a evasão na pós-graduação e reconhecendo a necessidade de dispor de dados a esse respeito, a presente pesquisa teve por objetivo identificar os fatores a ela relacionados. Foram dois os instrumentos utilizados para a obtenção de dados: a ficha histórico escolar e um questionário aplicado a evadidos. A análise dos dados permitiu identificar que a disponibilidade de tempo é fator crucial para a permanência do aluno no curso. Essa disponibilidade relaciona-se, por sua vez, às condições oferecidas pela instituição na qual o aluno exerce as atividades profissionais e à política de bolsas promovida pelas agências financiadoras. Por outro lado, houve indicações de que um programa de pós-graduação deve ter um projeto pedagógico que dê ênfase à formação do pesquisador, oferecendo atividades de pesquisa e orientação, assim que o aluno ingressa no cursoDescargas
Publicado
2019-02-11
Cómo citar
Mahoney, A. A., Almeida, L. R. de, & Moroz, M. (2019). Evasão escolar na pós-graduação: estudo de um caso. Psicologia Da Educação, (10/11). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/41388
Número
Sección
Artigos
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