A psicologia concreta de Vigotski: implicações para a Educação

Autores/as

  • Angel Pino Universidade Estadual de Campinas

Palabras clave:

Vigotski e Educação, desenvolvimento humano e Educação

Resumen

Neste trabalho são discutidas algumas idéias básicas dos trabalhos de L. S. Vigotski raramente enfatizadas pela literatura sócio-histórica contemporânea. O objetivo é duplo: em primeiro lugar, oferecer ao leitor de Vigotski outro lado do seu pensamento, o lado marxista, o qual constitui certamente a verdadeira face do autor; em segundo lugar, tirar algumas implicações de tais idéias no campo da Educação, uma vez que a descoberta tardia dessa obra nos anos 20 e 30 não nos permite ainda fazer um balanço real da extensão do seu impacto nesse campo. Duas idéias interdepentendes são analisadas no texto, as quais colocam Vigotski na contra-mão do pensamento psicológico e educacional do seu tempo: o desenvolvimento psicológico é um processo histórico e o psiquismo humano é de natureza cultural. É a partir dessas duas idéias que é colocada a questão da natureza e da constituição das "funções mentais superiores", ou seja, aquelas que definem o ser humano do homem.

Publicado

2019-05-17

Número

Sección

Artigos