Escola, ética e cultura contemporânea: reflexões sobre a constituição do sujeito que “não aprende”

Autores/as

  • Ieda Benedetti Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Sônia da Cunha Urt Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação

Palabras clave:

TDAH, aprendizagem, subjetividade

Resumen

Trata-se de um ensaio sobre as questões que circundam as justificativas e compreensão da atual “febre” nas escolas: O TDAH (Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade). Este artigo busca, portanto, discutir o TDAH de modo crítico, fazendo uma leitura do contexto contemporâneo em que se insere a escola, analisando a constituição do sujeito nesse cenário e os fatores que influenciam e atuam na dinâmica da relação ensino versus aprendizagem. O modelo das relações contemporâneas com suas verdades e as exigências para seu cumprimento pode estar desencadeando a evidência do TDAH no contexto escolar atual, que passa a ser uma resposta, ou a melhor resposta, que o psiquismo pode oferecer diante de uma escola que não fala sua linguagem, que não percebe os alunos como sujeitos de seu tempo.

Biografía del autor/a

Ieda Benedetti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação

Psicóloga, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS – Brasil.

Sônia da Cunha Urt, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS – Brasil.

Publicado

2019-05-29

Número

Sección

Artigos