De observador a participante: considerações sobre a identidade do pesquisador

Autores/as

  • Carla Regina da Rocha Trindade
  • Maria Fernanda Alves Eustachio dos Santos Universidade São Marcos, Grupo de Pesquisa em Identidade e Educação
  • Marisa Todescan Dias da Silva Baptista Universidade São Marcos, Programa de Pós-Graduação

Palabras clave:

pesquisa interventiva, identidade do pesquisador, sentimento

Resumen

Este artigo é produto de reflexões sobre uma pesquisa interventiva que foi realizada com grupos de professores em duas escolas públicas na cidade de São Paulo. Seu objetivo é demonstrar como o processo de interação estabelecido entre pesquisadoras e pesquisados contribui também para a constituição da identidade das pesquisadoras. Tomamos como referência Ciampa (1996), que contribui com a idéia de identidademetamorfose-emancipação, compreendida aqui como algo dinâmico, em permanente metamorfose. Observamos que o discurso dos professores nos faz oscilar entre diferentes sentimentos, o que inicialmente poderia dificultar a condução da pesquisa e resultar numa participação tendenciosa. Analisando as vivências conjuntas, os silêncios e as associações feitas pelos professores, avaliamos que a interlocução existente entre os pesquisadores e os pesquisados não representava apenas um obstáculo, mas também um instrumento que permitia que tanto pesquisadores como pesquisados, através da reflexão, pudessem se perceber como seres humanos inacabados, em processo de construção.

Biografía del autor/a

Carla Regina da Rocha Trindade

Mestre em Psicologia pela Universidade São Marcos, Psicóloga, Jornalista e membro do Grupo de Pesquisa em Identidade e Educação da Universidade São Marcos

Maria Fernanda Alves Eustachio dos Santos, Universidade São Marcos, Grupo de Pesquisa em Identidade e Educação

Psicóloga e membro do Grupo de Pesquisa em Identidade e Educação da Universidade São Marcos

Marisa Todescan Dias da Silva Baptista, Universidade São Marcos, Programa de Pós-Graduação

Doutora em Psicologia Social pela PUC/SP, professora no curso de Mestrado em Psicologia da Universidade São Marcos, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Identidade e Educação da Universidade São Marcos

Publicado

2019-06-03

Número

Sección

Artigos