Estratégias de aprendizagem de estudantes de língua espanhola falantes de português

Auteurs-es

  • Teresa Helena Schoen Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo
  • Juliana Siviero IUniversidade Federal de São Paulo
  • Brasília Maria Chiari IUniversidade Federal de São Paulo

Mots-clés :

estratégias de aprendizagem, bilinguismo, língua estrangeira, proficiência, língua espanhola

Résumé

Os alunos utilizam diferentes estratégias de aprendizagem. Este estudo identificou as principais estratégias para aprender uma segunda língua. O Strategy Inventory for Language Learning de Oxford foi respondido por 32 estudantes brasileiros de espanhol. Consiste em uma escala do tipo Likert para identificar as estratégias para a aquisição de uma língua estrangeira por estudantes de idiomas em ambientes formais. As estratégias metacognitivas foram as mais utilizadas (média 3,733). Não houve associação entre idade e estratégias. As mulheres obtiveram média maior nas cognitivas e metacognitivas; estudantes de pós-graduação, nas estratégias afetivas. Foi observado que estudantes de nível avançado em língua espanhola utilizam diferentes estratégias de aprendizagem, de acordo com algumas características sociodemográficas.

Téléchargements

Publié-e

2013-06-01

Numéro

Rubrique

Artigos