Estratégias de aprendizagem de estudantes de língua espanhola falantes de português

Auteurs

  • Teresa Helena Schoen Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo
  • Juliana Siviero IUniversidade Federal de São Paulo
  • Brasília Maria Chiari IUniversidade Federal de São Paulo

Mots-clés :

estratégias de aprendizagem, bilinguismo, língua estrangeira, proficiência, língua espanhola

Résumé

Os alunos utilizam diferentes estratégias de aprendizagem. Este estudo identificou as principais estratégias para aprender uma segunda língua. O Strategy Inventory for Language Learning de Oxford foi respondido por 32 estudantes brasileiros de espanhol. Consiste em uma escala do tipo Likert para identificar as estratégias para a aquisição de uma língua estrangeira por estudantes de idiomas em ambientes formais. As estratégias metacognitivas foram as mais utilizadas (média 3,733). Não houve associação entre idade e estratégias. As mulheres obtiveram média maior nas cognitivas e metacognitivas; estudantes de pós-graduação, nas estratégias afetivas. Foi observado que estudantes de nível avançado em língua espanhola utilizam diferentes estratégias de aprendizagem, de acordo com algumas características sociodemográficas.

Métriques

Chargements des métriques ...

Téléchargements

Publiée

2013-06-01

Comment citer

Schoen, T. H., Siviero, J., & Chiari, B. M. (2013). Estratégias de aprendizagem de estudantes de língua espanhola falantes de português. Psicologia Da Educação, (36). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/27725

Numéro

Rubrique

Artigos