A indisciplina escolar nas representações sociais de professores paranaenses

Autores

  • Edvanderson Ramalho dos Santos Programa de Pós-Graduação de Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Ademir José Rosso Licenciatura em Biologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Palavras-chave:

indisciplina escolar, autonomia, moral

Resumo

Com base nas abordagens da teoria das Representações Sociais (Moscovici e Abric) e da Epistemologia e Psicologia Genética (Piaget), neste trabalho investigam-se as representações sociais de professores da Educação Básica das escolas estaduais de Ponta Grossa sobre indisciplina escolar. As informações foram coletadas mediante questionário (N= 271) em que se solicitou a evocação dos docentes sobre as características dos alunos indisciplinados e sobre as causas da indisciplina. As informações censitárias foram analisadas com o auxílio do SPSS; as evocações, pelo EVOC e SIMI; e as justificativas à primeira evocação, pela análise de conteúdo. A análise das informações revela que os docentes descrevem seus alunos com inúmeros déficits morais, atribuindo as razões da indisciplina no ambiente familiar dos estudantes.

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Publicado

2012-06-01

Como Citar

Santos, E. R. dos, & Rosso, A. J. (2012). A indisciplina escolar nas representações sociais de professores paranaenses. Psicologia Da Educação, (34), 127–157. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/28047

Edição

Seção

Artigos