O aprender circense como experiência de ser
Mots-clés :
arte circense, relações de ensinar-aprender, potência de açãoRésumé
Este artigo se propõe, a partir de uma perspectiva histórico-cultural, compreender as relações entre ensinar-aprender a arte circense e sua mediação na constituição do sujeito. Para a realização da pesquisa, foram contatados os educadores de um Circo Escola e doze aprendizes. Por meio de entrevistas e observações das aulas no picadeiro, alcançamos informações a respeito de como o aprendiz define a arte circense e a relação que estabelece com o circo e com os educadores. Os resultados apontam uma relação de ensinar-aprender que se efetiva no corpo, mas que constitui novos processos cognitivos por meio dela. Assim, o corpo aprendiz é um corpo afetado pelo encontro com o outro e tem sua potência de agir aumentada, sua possibilidade de se fazer um sujeito que aprende, a partir de sua imersão na arte circense.Statistiques
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Comment citer
Pereira, E. R., & Maheirie, K. (2016). O aprender circense como experiência de ser. Psicologia Da Educação, (33). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/28534
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