ATIVIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA E A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO TEÓRICO
Mots-clés :
educação escolar, formação de conceitos, desenvolvimento do psiquismoRésumé
O presente artigo objetiva debater as possibilidades de a Educação Física contribuir para o desenvolvimento do pensamento teórico dos indivíduos na educação escolar, condição essa fundamental para o desenvolvimento do psiquismo humano identificado com a formação de comportamentos complexos, culturalmente instituídos, e dependente do ensino sistematicamente orientado à transmissão dos conteúdos escolares representativos das máximas possibilidades de apreensão da realidade em pensamento, tal qual preconizado pela pedagogia histórico-crítica e pela psicologia histórico-cultural. O texto apresentado é parte de uma pesquisa que estamos desenvolvendo na qual se pretende demonstrar que a tarefa essencialmente educativa da Educação Física na escola reside na transmissão de conceitos científicos, não cotidianos e superadores da mera execução prática de movimentos corporais, conceitos esses que se identificam com os conteúdos mais desenvolvidos do acervo dos conhecimentos científicos historicamente acumulados no âmbito da cultura corporal, sem os quais o desenvolvimento das funções psíquicas humanas superiores resulta comprometido.Téléchargements
Publié-e
2016-11-28
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.