LEARNING DESIGN E TECNOLOGIAS: CRIAÇÃO DE AMBIENTES COLABORATIVOS PARA A APRENDIZAGEM

Auteurs-es

  • Maria Paulina de Assis Unidade Acadêmica Especial de Educação Universidade Federal de Goiás
  • Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

DOI :

https://doi.org/10.5935/2175-3520.20170005

Mots-clés :

learning design, tecnologias de informação, tecnologias de comunicação, prática pedagógica, compartilhamento

Résumé

este artigo, propõe-se o estudo para a criação de ambientes digitais de aprendizagem colaborativos para trocas e compartilhamento de métodos, estratégias e recursos de ensino e aprendizagem, para propiciar a inovação, dentro do conceito de learning design. O termo learning design pode ser utilizado para o processo de criação de um produto – um curso, por exemplo – ou para o resultado na forma de um produto, como o projeto do curso propriamente dito. Trata de um conjunto de atividades de ensino e aprendizagem, considerando-se desde o planejamento até a avaliação. Apresenta-se uma síntese de uma pesquisa realizada no Reino Unido, na qual se analisou uma ferramenta de apoio ao learning design. O objetivo da pesquisa era verificar se professores de ensino superior teriam interesse em usar esse tipo de ferramenta para apoiar processos de learning design. A ferramenta analisada na pesquisa foi o LDSE (Learning Design Support Environment). Achados da pesquisa mostraram que os participantes usam as TIC em suas práticas pedagógicas, entretanto, a documentação do planejamento das práticas pedagógicas raramente ocorre, o que pode significar que a adesão imediata para o learning design pode ser pequena, o que indica a necessidade de desenvolver processos formativos com foco na experiência de adoção de learning design

Biographie de l'auteur-e

Maria Paulina de Assis, Unidade Acadêmica Especial de Educação Universidade Federal de Goiás

Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Téléchargements

Publié-e

2017-09-05

Numéro

Rubrique

Artigos