Implicações da epistemologia genética de Piaget para a Educação
Palabras clave:
Piaget e educação escolar, investigação pedagógica e epistemologia genéticaResumen
O artigo trata de temas que, em décadas recentes, têm trazido aportes significativos à investigação em Educação com base na teoria de Jean Piaget. Os seguintes pressupostos são assumidos para avaliar essas contribuições: a natureza epistemológica da teoria piagetiana; a natureza específica do fenômeno educativo escolar; a necessidade de verificação, em contextos de ensino-aprendizagem escolar, de hipóteses de ação pedagógica inspiradas por teorias psicológicas ou epistemológicas. O texto privilegia uma revisão de estudos relativos aos seguintes temas: a psicogênese de conceitos ou conteúdos escolares; o papel da interação social de pares na aprendizagem; a elaboração de uma teoria da aprendizagem escolar.Descargas
Publicado
2019-05-17
Cómo citar
Moro, M. L. F. (2019). Implicações da epistemologia genética de Piaget para a Educação. Psicologia Da Educação, (7/8). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/42867
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Artigos
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