Implicações da epistemologia genética de Piaget para a Educação

Auteurs

  • Maria Lúcia Faria Moro Universidade Federal do Paraná

Mots-clés :

Piaget e educação escolar, investigação pedagógica e epistemologia genética

Résumé

O artigo trata de temas que, em décadas recentes, têm trazido aportes significativos à investigação em Educação com base na teoria de Jean Piaget. Os seguintes pressupostos são assumidos para avaliar essas contribuições: a natureza epistemológica da teoria piagetiana; a natureza específica do fenômeno educativo escolar; a necessidade de verificação, em contextos de ensino-aprendizagem escolar, de hipóteses de ação pedagógica inspiradas por teorias psicológicas ou epistemológicas. O texto privilegia uma revisão de estudos relativos aos seguintes temas: a psicogênese de conceitos ou conteúdos escolares; o papel da interação social de pares na aprendizagem; a elaboração de uma teoria da aprendizagem escolar.

Téléchargements

Publiée

2019-05-17

Comment citer

Moro, M. L. F. (2019). Implicações da epistemologia genética de Piaget para a Educação. Psicologia Da Educação, (7/8). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/42867

Numéro

Rubrique

Artigos