Representações sociais de injustiça em adolescentes de escolas públicas e particulares
Mots-clés :
injustiça, justiça, representações sociais de injustiça, desenvolvimento moral em adolescentesRésumé
A presente pesquisa investiga representações de injustiça que os alunos de escolas particulares e públicas apresentam quando solicitados a definir esse conceito e dar exemplos de sua ocorrência. Dois conjuntos de dados foram analisados: primeiramente, as respostas de 480 alunos do primeiro ano do ensino médio e oitava série do ensino fundamental de oito escolas públicas e três particulares da cidade de Presidente Prudente, interior de São Paulo, e, posteriormente, para uma análise mais qualitativa dessas respostas, foram especialmente consideradas as respostas de 86 alunos, 39 de uma escola pública noturna e 47 de uma escola particular. Para a análise teórica das representações de injustiça utilizamos duas abordagens teórico-metodológicas: a psicologia do desenvolvimento moral, de Piaget e Kohlberg, e a teoria das representações sociais, criada por Moscovici.Métriques
Chargements des métriques ...
Téléchargements
Comment citer
Menin, M. S. de S. (2017). Representações sociais de injustiça em adolescentes de escolas públicas e particulares. Psicologia Da Educação, (14-15). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/32032
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.