Representações sociais de injustiça em adolescentes de escolas públicas e particulares
Palavras-chave:
injustiça, justiça, representações sociais de injustiça, desenvolvimento moral em adolescentesResumo
A presente pesquisa investiga representações de injustiça que os alunos de escolas particulares e públicas apresentam quando solicitados a definir esse conceito e dar exemplos de sua ocorrência. Dois conjuntos de dados foram analisados: primeiramente, as respostas de 480 alunos do primeiro ano do ensino médio e oitava série do ensino fundamental de oito escolas públicas e três particulares da cidade de Presidente Prudente, interior de São Paulo, e, posteriormente, para uma análise mais qualitativa dessas respostas, foram especialmente consideradas as respostas de 86 alunos, 39 de uma escola pública noturna e 47 de uma escola particular. Para a análise teórica das representações de injustiça utilizamos duas abordagens teórico-metodológicas: a psicologia do desenvolvimento moral, de Piaget e Kohlberg, e a teoria das representações sociais, criada por Moscovici.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.