Psicologia da educação: conceitos, sentidos e contribuições
Palabras clave:
Afetividade, contexto escolar, estado do conhecimentoResumen
O artigo procura discutir a questão dos conceitos nas investigações científicas, na conjunção das questões teóricas, epistemológicas e histórico-sociais. Fatores de contexto sócio-cultural pesam na construção dos sentidos e dos significados que se atribuem aos meios de articulação de conhecimentos. Os consensos são importantes. Coloca três perspectivas sob as quais essas questões podem ser tratadas, levanta idéias sobre conceituações e campo científico, conceitos e pré-conceitos, fazendo ao final uma retomada de alguns trabalhos que trataram dos problemas relativos à constituição da área de Psicologia da Educação enquanto área de investigação específica, trabalhos que tiveram impacto em seu tempo de produção e até hoje.Publicado
2019-10-24
Cómo citar
Gatti, B. A. (2019). Psicologia da educação: conceitos, sentidos e contribuições. Psicologia Da Educação, (31). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/45696
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.