PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES POBRES NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI :
https://doi.org/10.5935/2175-3520.20200003Mots-clés :
Ensino superior, Estudantes universitários, Pesquisa educacional, Pobreza, PsicossocializaçãoRésumé
As políticas afirmativas através da Lei de Cotas 12.711/2012 ampliaram a democratização do acesso ao ensino superior público no Brasil, otimizando a entrada de estudantes pobres, negros, indígenas e pessoas com deficiência. Esse artigo analisa as implicações psicossociais da pobreza para a permanência estudantil nas universidades públicas. Realizou-se uma revisão sistemática a partir de 16 artigos, 22 dissertações e 10 teses nas bases de dados Scielo e BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações). Os trabalhos são, em sua maioria, do campo da educação (54,16%), a abordagem qualitativa de pesquisa é predominante (58,33 %) e os estudantes prevaleceram como participantes das investigações (52, 8%). As categorias analíticas foram construídas com o auxílio do Software Atlas Ti 5.2 e configuradas em macrocategorias: permanência material; permanência simbólica (dimensões pedagógica e cultural); estratégias de enfrentamento e vivências de opressão. A Lei de Cotas e demais políticas afirmativas possibilitaram a democratização do acesso, porém aspectos que permeiam a permanência precisam ser evidenciados em novas pesquisas. A contribuição dessa investigação consistiu em dar visibilidade aos aspectos subjetivos e psicossociais da pobreza nos trabalhos analisados.Références
Abreu, R. L. S. (2013). Assimetrias socioeconômicas e acesso ao ensino superior – um estudo da (des)elitização discente da Universidade Federal do Ceará (UFC). Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
Alphonse, F. (2015) Análise do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS) implementado pela UNICAMP no período de 2005-2014. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
Almeida, L., Marinho-Araujo, C. M., Amaral, A., & Dias, D. (2012). Democratização do acesso e do sucesso no ensino superior: uma reflexão a partir das realidades de Portugal e do Brasil. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 17(3), 899-920. https://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772012000300014
Amaral, W. R. & Baibich-Faria, T. M. (2012). A presença dos estudantes indígenas nas universidades estaduais do Paraná: trajetórias e pertencimentos. Rev. Bras. Estud. Pedagog, 93(35), 818-835. http://dx.doi.org/10.1590/S2176-66812012000400014
Araújo, I. E. (2013). Análise socioeconômica das qualidades de cotas para negros na Universidade de Brasília. Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília, Brasília.
Araújo, J. C. F. & Leite, L. S. (2014). Avaliação da política de apoio ao estudante desenvolvida pela UNIRIO: o Projeto de Bolsa Permanência. Ensaio: aval.pol.públ. Educ., 22 (84), 777-806. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362014000300009.
Assis, Y. S. (2014). A experiência das ações afirmativas na Universidade Federal de Sergipe: os cursos de Direito e Medicina. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão.
Brasil. Lei nº. 12.711. (2012, 29 de agosto). Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato20112014/2012/Lei/L12711.hm
Brito, P. O. (2016) Indígena-mulher-mãe-universitária: o estar-sendo estudante na UFRGS. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Cassandre, M. P., Amaral, W. R., & Silva, A. (2016). Eu, Alex, da etnia Guarani: o testemunho de um estudante indígena de administração e seu duplo pertencimento. Cad. EBAPE.BR, 14(4), 934-947. http://dx.doi.
org/10.1590/1679-395146821
Castro, S. F. & Almeida, M. A. (2014). Ingresso e permanência de alunos com deficiência em universidades públicas brasileiras. Rev. bras. educ. espec., 20(2), 179-194. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382014000200003
Cavalcante, C. V. (2014) Educação superior, política de cotas e jovens: das estratégias de acesso às perspectivas de futuro. Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica (PUC Goiás), Goiânia.
Cavalcanti, I. T. N. (2015). Existe diferencial de desempenho entre estudantes cotistas e não cotistas? Uma análise da política de cotas na UFBA pelo propensity score matching. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal da Bahia, Salvador.
Costa, A. & Zoltowski, A. (2014). Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: S. Koller., M. Couto., & J. Hohendorff (Orgs.). Manual de produção científica (55-70). Porto Alegre: Penso, 2014.
Santos, J. C. (2013). Acesso e permanência no curso de pedagogia da universidade federal da Bahia: um estudo sobre as estratégias dos estudantes oriundos das escolas públicas. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal da Bahia, Salvador.
Czerniaski, L. F. (2014). Políticas públicas de democratização do ensino superior: um estudo sobre a ocupação das vagas nos cursos de graduação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Francisco Beltrão. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Maringá, Maringá.
Duarte Júnior, N. G. (2013). A assistência estudantil e as cotas sociais nas universidades estaduais do Nordeste: as faces do acesso ao direito. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.
Ferreira, S. A. (2013). Política de ação afirmativa: compreendendo a dinâmica da in(ex)clusão na formação acadêmica de estudantes indígenas da UFT. Tese de Doutorado, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São
Paulo.
Fiuza, P. J. & Sarriera, J. C. (2013). Motivos para adesão e permanência discente na educação superior a distância. Psicol. cienc. prof., Brasília, 33(4), 884-901. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932013000400009
Friedrich, R. (2015). Uma proposta de diálogo intercultural na formação de professores para alunos cotistas. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.
Silva, G.H. G. (2016). Equidade no acesso e permanência no ensino superior: o papel da educação matemática frente às políticas de ações afirmativas para grupos sub-representados. Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.
Graeff, B. A. (2014). A política de assistência estudantil na universidade federal: da escola pública para o ensino superior. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Griep R.H., Chor, D., Faerstein, E., Wernwck, G. L., & Lopes, C. S. (2005). Validade de constructo de escala de apoio social do Medical Outcomes Study adaptada para o português no Estudo Pró-Saúde. Cad. Saúde Pública, 21(3), 703-714.
Guasti, M. C. F. A. (2014). Por trás dos muros da Universidade: Representações de estudantes sobre o sistema de reserva de vagas (cotas) e sobre estudantes cotistas da UFES. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.
Guerreiro, E. M. B. R., Almeida, M. A., & Silva Filho, J. H. (2014). Avaliação da satisfação do aluno com deficiência no ensino superior. Avaliação (Campinas), 19(1), 31-60. http://dx.doi.org/10.1590/
S1414-40772014000100003.
Haas, C. M. & Linhares, M. (2012). Políticas públicas de ações afirmativas para ingresso na educação superior se justificam no Brasil? Rev. Bras. Estud. Pedagog., 93(235), 836-863. http://dx.doi.org/10.1590/
S2176-66812012000400015
Lima, F. J. I. (2016). Inocêncio de. Gênero no percurso de vida dos estudantes do curso de pedagogia da UFC. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
Lamers, J. M. S., Santos, B. S., & Toassi, R. F. C. (2017). Retenção e evasão no ensino superior público: estudo de caso em um curso noturno de odontologia. Educ. rev., 33, 1-26. http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698154730
Lima, M. L. F. (2014). Políticas públicas no ensino superior: ações afirmativas na UFPB. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.
Lima Junior, P., Silveira, F. L., & Ostermann, F. (2012). Análise de sobrevivência aplicada ao estudo do fluxo escolar nos cursos de graduação em física: um exemplo de uma universidade brasileira. Rev. Bras. Ensino Fís., 34(1), 1-10. http://dx.doi.org/10.1590/
S1806-11172012000100014
Maciel, R. O. (2014). Acesso e produção acadêmica de estudantes
cotistas negros da Universidade Federal do Maranhão. Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
Mahendra, F., & Marin, A. H. (2015). Ambiente familiar e desempenho escolar: uma revisão sistemática. Psicologia da Educação, (40), 41-57. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414697520150
&lng=pt&tlng=pt.
Mohr, N. E. R., Monteiro, F. M., Costa, J. G., & Oliveira, J. C. (2012). A expansão das fronteiras da educação pública superior: uma análise da experiência da Universidade Federal da Fronteira Sul em Laranjeiras do Sul. Rev. Bras. Estud. Pedagog., 93 (235), 791-817. http://dx.doi.
org/10.1590/S2176-66812012000400013.
Nascimento, C. F. M. do (2015). Cotas sociais e reflexos
na política de assistência estudantil: estudo de caso da
Universidade Federal de Pelotas. Dissertação de
Mestrado, Universidade Católica de Pelotas, Pelotas.
Nogueira, F. (2015). Cotas raciais no curso de medicina da
UFRGS na perspectiva docente: rupturas e configurações
tecidas na garantia do direito à educação superior pública.
Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade
Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Silva, N. (2016). Letramento acadêmico e ações afirmativas:
percursos identitários de estudantes ingressos pelo sistema de reserva de vagas em cursos da área de saúde da UEPE. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
Oliveira, L. Z. F. (2013). Inserção e/ou exclusão do discente negro dos cursos da saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM – campi Diamantina/MG. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina.
Silva, J. O. (2014). Ações inclusivas no ensino superior brasileiro. Rev. Bras. Estud. Pedagog., 95 (240), 414-430. http://dx.doi.org/10.1590/S2176-66812014000200009
Palácio, P, P. Políticas de Acesso e Permanência do estudante da
Universidade Federal Do Ceará (UFC). Dissertação de Mestrado. Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior – POLEDUC. Fortaleza-Ceará 2012.
Passos, J. C. (2015). Relações raciais, cultura acadêmica e tensionamentos após ações afirmativas. Educ. rev., 31 (2), 155-182. http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698134242
Paula, L. R. (2013). O ensino superior indígena como política pública: elementos para a construção de um modelo metodológico de avaliação e comparação de experiências locais. Rev. Bras. Estud. Pedagog, 94(238), 795-810. http://dx.doi.org/10.1590/S2176-66812013000300008.
Pereira, A. S., Carneiro, T. C. J., Brasil, G. H., & Corassa, M. A. C. (2015). Fatores relevantes no processo de permanência prolongada de discentes nos cursos de graduação presencial: um estudo na Universidade
Federal do Espírito Santo. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 23(89), 1015-1039. https://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362015000400009
Pereira, J. I. R. (2013). Análise do impacto da implantação das
cotas na nota ENADE 2008. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
Pulici, M. B. S. M. (2012). A Pesquisa Acadêmica sobe Ação Afirmativa no Brasil: um estudo conceitual das teses e dissertações no período entre 1.987 e 2.010. Dissertação de Mestrado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Ristoff, D. (2014). O novo perfil do campus brasileiro: uma análise do perfil socioeconômico do estudante de graduação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 19(3), 723-747. https://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772014000300010
Santos, S. P. (2014). Os ‘intrusos’ e os ‘outros’ quebrando o aquário e mudando os horizontes: as relações de raça e classe na implementação das cotas sociais no processo seletivo para cursos de graduação da UFES -2006-2012. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Espírito Santo,
Vitória.
Santos Junior, R. R. (2016). Política de cotas para ingresso na
educação superior pública: 10 anos na Universidade Estadual
de Goiás (2005-2015). Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Serafim, N. K. P. (2015). As representações sociais sobre o mérito:
um estudo com estudantes cotistas e não cotistas da
Universidade Federal do Semiárido do Rio Grande do Norte. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.
Silva, R. A. (2016). Quem tem medo do cotista? Análise do rendimento de estudantes cotistas nos anos iniciais de graduação da Universidade Federal de Uberlândia. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de
Uberlândia, Uberlândia.
Souza, I. M. (2013). Ações afirmativas na educação superior a distância: uma análise do impacto social do Sistema de Reserva de Vagas no curso de Pedagogia da UNIMONTES-UAB. Dissertação de Mestrado,
Universidade de Brasília, Brasília.
Souza Filho, A. (2012) Existência, subjetividade e reconhecimento: O roubo da vida na discriminação do outro. Cronos: R. Pós-Grad. Ci. Soc. UFRN, 13(1), 89-98. Recuperado de: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/download/5625/4539
Suazo, L. P. (2010). Factores de resiliencia presentes en estudiantes
de la Universidad del Bío Bío, sede Chillán. Tesis Magister, Universidade del Bio Bio, Chillán.
Tontini, G. & Walter, S. A. (2014). Pode-se identificar a propensão e reduzir a evasão de alunos? Ações estratégicas e resultados táticos para instituições de ensino superior. Avaliação (Campinas), 19 (1), 89-110. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772014000100005.
Valentim, D. F. D. (2012). Ex-alunos negros cotistas da UERJ: os desacreditados e o sucesso acadêmico. Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Vargas, M. L. F. (2011). Ensino superior, assistência estudantil e mercado de trabalho: um estudo com egressos da UFMG. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 16(1), 149-163. https://
dx.doi.org/10.1590/S1414-40772011000100008
Vieira, B. M. C. (2014). Do escravismo às políticas de ações afirmativas: o negro cotista na Universidade Federal de Juiz de Fora. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
Ximenes, V. M., Cidade, E. C., Nepomuceno, B. B., & Leite, J. F. (2014). Pesquisa e intervenção a partir da realidade social – Desvelar das implicações psicossociais da pobreza. In: C. STELLA. (Eds.) Psicologia Comunitária: contribuições teóricas, encontros e experiências.
Petrópolis: Ed. Vozes.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.