Associações entre emoções morais e criatividade em universitários

Auteurs

  • Daniel Bartholomeu Centro Universitário FIEO
  • José Maria Montiel Centro Universitário FIEO
  • Juliana Francisca Cecato Centro Universitário FIEO
  • Marco A. Virgilio Centro Universitário FIEO
  • Cintia Heloísa Bueno Centro Universitário Salesiano – UniSal
  • Felipe Fernandes de Lima Centro Universitário Salesiano – UniSal

Mots-clés :

emoções morais, aprendizagem, criatividade, produção de metáforas

Résumé

Por definição, as emoções morais ajudam as pessoas a diferenciarem características morais, motivando o comportamento, e revelam os valores morais e a preocupação consigo mesmo e com os outros. O objetivo deste estudo foi analisar relações entre emoções morais e criatividade em universitários. Participaram 88 alunos que cursavam o ensino superior em uma Universidade particular do interior de São Paulo, de ambos os sexos e com idades entre 18 e 54 anos. Foram administradas a EEM (Escala de Emoções Morais) e o Teste de Criação de Metáforas. As análises revelaram não haver diferenças significativas entre essas medidas entre sexos ou idades, tanto para o EEM, como para o Teste de Criação de Metáforas, sugerindo que independentemente da idade ou sexo, as pessoas tendem a manifestar as emoções avaliadas e a produzir metáforas da mesma maneira. Identificou-se uma correlação significativa e negativa entre a variável Categoria Metafórica e o fator Culpa. Faz-se necessário reforçar que as emoções avaliadas são específicas, o que provavelmente resultou em discrepâncias com os resultados obtidos.

Métriques

Chargements des métriques ...

Téléchargements

Comment citer

Bartholomeu, D., Montiel, J. M., Cecato, J. F., Virgilio, M. A., Bueno, C. H., & Lima, F. F. de. (2015). Associações entre emoções morais e criatividade em universitários. Psicologia Da Educação, (38), 73–85. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/22801

Numéro

Rubrique

Artigos