A terceira idade como foco das propagandas midiáticas de consumo

Autores

  • Nayara Nardine Lindoso da Silva Universidade Federal do Piauí
  • Monalisa Pontes Xavier Universidade Federal do Piauí

Resumo

O crescimento da participação das pessoas com 65 anos ou mais é notável, tanto pelo aumento desta população, quanto pela regulação de leis que lhes asseguram direitos, como o Estatuto do Idoso em 2003. A mídia, anteriormente indiferente aos idosos tem lhes dado mais visibilidade, pois estes constituem um público economicamente ativo e integrado. A sociedade contemporânea valoriza o corpo, assim, os idosos em busca de reconhecimento são alvos das indústrias, principalmente de estética, que prometem a boa forma e a jovialidade, sendo esta, talvez, um modo de amenizar a dor da finitude. As mudanças nas imagens propagadas dos idosos pela mídia iniciaram na década de 80, e, como meio de comunicação massificado tem o papel de contribuir para a quebra de estereótipos e para difundir uma imagem ativa e construtiva desta etapa da vida, passando a propagar não apenas as dificuldades e desafios de ser idoso, mas contribuir para a ampliação de uma visão mais positiva do processo de envelhecimento, como uma época propícia à realização e satisfação pessoal.

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Biografia do Autor

Nayara Nardine Lindoso da Silva, Universidade Federal do Piauí

Psicóloga pela Universidade Federal do Piauí.

Monalisa Pontes Xavier, Universidade Federal do Piauí

Professora assistente do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Piauí. Doutoranda em Ciências da Comunicação pela UNISINOS (RS). Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2013-05-13

Como Citar

Silva, N. N. L. da, & Xavier, M. P. (2013). A terceira idade como foco das propagandas midiáticas de consumo. Psicologia Revista, 21(2), 203–215. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/15134

Edição

Seção

Artigos Teóricos