Uma experiência de articulação entre ensino e extensão: o projeto “Dispositivos grupais na rede pública de saúde”
Resumo
O texto apresenta um projeto de extensão desenvolvido na Faculdade de Psicologia da PUC-SP que teve por objetivo colaborar para o aprimoramento das práticas grupais desenvolvidas por profissionais da rede pública de saúde por meio de atividades de formação e de apoio à sistematização, análise e problematização de algumas dessas práticas. O projeto apoiou dez equipes (UBS, ambulatórios e serviços especializados) na escrita e no debate de suas práticas grupais, tendo contribuído para promover uma rede de troca de saberes entre os serviços e visibilidade para as invenções por eles produzidas. O trabalho discute ainda o estatuto das práticas grupais nos serviços públicos de saúde e as razões do déficit de formação dos seus agentes: um efeito da privatização dos bens públicos, em detrimento de políticas de formação dos profissionais que atuam nas instituições públicas, condenados a práticas pouco valorizadas e pouco legitimadas, com resultados devastadores de ineficácia, precariedade e desqualificação social. Discutem-se também as concepções de formação e extensão que orientam nosso trabalho, na direção de permitir a construção de uma postura de colaboração técnico-teórica que mobilize novas culturas de funcionamento no campo da saúde.
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Maria Cristina G. Vicentin, Felicia Knobloch
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.