De pai para filha: as contribuições do pai na construção da identidade da mulher

Autores

  • Ana Carolina Falcone Garcia Universidade São Marcos – campus Paulínia

Resumo

Este artigo aborda a relação pai e filha, cujo foco está na importância do pai para a construção da identidade da filha, principalmente no que se refere às influências de como ela age no mundo. A compreensão da dinâmica pai-filha foi baseada na psicologia analítica junguiana. Procuramos destacar de que forma determinadas peculiaridades da relação pai-filha podem interferir na maneira como ela age no mundo, suas seguranças, medos, posturas, tanto em relação ao trabalho como em relação aos homens e relacionamentos com o sexo masculino. Percebemos que o pai e seus representantes são significativos na vida da filha para o seu desenvolvimento psíquico. Dessa forma, os vínculos estabelecidos com o pai podem contribuir positiva ou negativamente na maneira como a mulher atua na vida. O fator que promove a diferença é a forma como ela estabelece sua relação com o pai pessoal, uma vez que é a característica individual dela que permite o filtro necessário para a separação do pai.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Carolina Falcone Garcia, Universidade São Marcos – campus Paulínia

Psicóloga Clínica. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP- Núcleo de estudos junguianos. Professora de Psicologia Analítica do curso de Arteterapia da Universidade São Marcos – campus Paulínia. Artigo reelaborado a partir da dissertação de mestrado.

Downloads

Publicado

2014-02-05

Como Citar

Garcia, A. C. F. (2014). De pai para filha: as contribuições do pai na construção da identidade da mulher. Psicologia Revista, 16(1/2), 119–131. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18060

Edição

Seção

Artigos Teóricos