Por que o desdém? Reflexões sobre o racismo

Autores

  • Marcus Cesar Ricci Teshainer Faculdade Teresa Martin
  • Ana Luiza Marino Küller Senac-SP

Resumo

trabalho tem como objetivo fazer uma primeira aproximação ao tema do racismo sob o ponto de vista da abordagem psicanalítica. Num primeiro momento busca-se verificar, tendo como base o aparato teórico de Michel Foucault desenvolvido na obra História da sexualidade – A vontade de saber, se a teoria psicanalítica pode ou não ser utilizada como um instrumento político que justifique medidas racistas. Num segundo momento, tenta-se fazer uma primeira investigação sobre o tema, buscando explicar esse evento social, levando em conta a teoria psicanalítica e, principalmente, o texto: "O mal-estar na civilização", de Freud.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcus Cesar Ricci Teshainer, Faculdade Teresa Martin

Psicólogo formado pela PUC-SP, especialista em Teoria Psicanalítica pela Cogeae; mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, atende em consultório particular e leciona na Faculdade Teresa Martin.

Ana Luiza Marino Küller, Senac-SP

Psicóloga formada pela PUC-SP, especialista em Teoria Psicanalítica pela Cogeae, trabalha como técnica no Senac-SP e atende em consultório particular.

Downloads

Publicado

2014-02-06

Como Citar

Teshainer, M. C. R., & Küller, A. L. M. (2014). Por que o desdém? Reflexões sobre o racismo. Psicologia Revista, 14(2), 257–278. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18105

Edição

Seção

Artigos Teóricos