Caracterização das demandas de psicodiagnóstico infantil em uma clínica-escola de São Paulo

Autores

  • Lucilena Vagostello Universidade São Judas Tadeu
  • Daiana Santana Monteiro Albuquerque Universidade São Judas Tadeu
  • Fernanda Teodoro Queiroz Universidade São Judas Tadeu
  • Gabriela Pacheco Lopes Universidade São Judas Tadeu
  • Letícia Vieira Silva Universidade São Judas Tadeu

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2017v26i1p.41-58

Palavras-chave:

avaliação psicológica, clínica infantil, serviços-escola de psicologia

Resumo

O presente estudo objetivou caracterizar a clientela infantil atendida em avaliação psicodiagnóstica, no período de 2007 a 2013, em uma clínica-escola de Psicologia, na cidade de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa documental, de natureza quantitativa, realizada por meio de levantamento e análise de livros, fichas de inscrição e prontuários de crianças atendidas. Do total de crianças inscritas (N=150), 67,4% eram do sexo masculino, encaminhados por profissionais da saúde. As queixas escolares foram frequentes em meninos e meninas, juntamente com queixas de reações emocionais às relações familiares. O índice de evasão foi elevado (51,3%), mas compatível com outras pesquisas da área. Em relação ao diagnóstico, as reações emocionais às relações familiares foram as problemáticas mais frequentes.

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Biografia do Autor

Lucilena Vagostello, Universidade São Judas Tadeu

Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo, Professora do Curso de Psicologia da Universidade São Judas Tadeu.

Daiana Santana Monteiro Albuquerque, Universidade São Judas Tadeu

Graduada em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu

Fernanda Teodoro Queiroz, Universidade São Judas Tadeu

Graduada em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu

Gabriela Pacheco Lopes, Universidade São Judas Tadeu

Graduada em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu

Letícia Vieira Silva, Universidade São Judas Tadeu

Graduada em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu

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Publicado

2017-08-03

Como Citar

Vagostello, L., Albuquerque, D. S. M., Queiroz, F. T., Lopes, G. P., & Silva, L. V. (2017). Caracterização das demandas de psicodiagnóstico infantil em uma clínica-escola de São Paulo. Psicologia Revista, 26(1), 41–58. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2017v26i1p.41-58

Edição

Seção

Artigos Teóricos