Práticas alimentares parentais: a percepção de crianças acerca das estratégias educativas utilizadas no condicionamento do comportamento alimentar

Autores

  • Nádia Prazeres Pinheiro-Carozzo Universidade Federal do Maranhão
  • Jena Hanay Araújo de Oliveira Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2017v26i1p.187-209

Palavras-chave:

comportamento alimentar, práticas educativas alimentares, infância

Resumo

As práticas alimentares parentais são comportamentos ou estratégias utilizadas pelos pais para extinguir comportamentos alimentares inadequados e incentivar a ocorrência de comportamentos alimentares adequados em seus filhos. Este estudo teve como objetivo avaliar a percepção das crianças acerca das práticas alimentares utilizadas pelos seus pais, quais sejam: controle da alimentação feito pela criança, uso de comida para o controle das emoções, incentivo ao equilíbrio e variedade alimentícia, ambiente com presença de alimentos saudáveis, alimento como recompensa, envolvimento, modelo, monitoramento, pressão para comer, restrição alimentar por saúde, restrição alimentar para controle do peso e ensino sobre nutrição. Cento e quatorze crianças responderam o Questionário de Verificação das Práticas Alimentares (QVPA) – Versão Filhos. Os resultados indicam que os pais usam um rol de práticas adequadas como envolvimento, ensino sobre nutrição, incentivo ao equilíbrio e variedade, modelo e monitoramento, ao mesmo tempo em que utilizam práticas inadequadas, tais como alimentos como recompensa e para controle das emoções. Ademais, os pais utilizam práticas semelhantes na educação alimentar do filho indicando acordo e homogeneidade no condicionamento desse comportamento.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nádia Prazeres Pinheiro-Carozzo, Universidade Federal do Maranhão

Psicóloga. Mestra em Psicologia da Saúde. Professora Assistente no Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão.

Jena Hanay Araújo de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Psicóloga. Doutora em Psicologia como Ciência e Profissão. Professora Adjunto no Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão.

Downloads

Publicado

2017-08-03

Como Citar

Pinheiro-Carozzo, N. P., & Oliveira, J. H. A. de. (2017). Práticas alimentares parentais: a percepção de crianças acerca das estratégias educativas utilizadas no condicionamento do comportamento alimentar. Psicologia Revista, 26(1), 187–209. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2017v26i1p.187-209

Edição

Seção

Artigos Teóricos