Lesão e dor no atleta de alto rendimento: o desafio do trabalho da psicologia do esporte

Autores

  • Clarice Medeiros Universidade Veiga de Almeida Doutoranda em Psicologia Clínica PUC-RIO

Palavras-chave:

psicologia, esporte, dor, lesão

Resumo

O esporte de alto rendimento tem como objetivo extrair a melhor performance dos atletas, firmando-se como um espaço de realização e confirmação das competências pessoais e sociais. O atleta identificado na figura do “atleta-herói” busca potencializar seu corpo a qualquer custo em prol do rendimento e, com isso, aproxima-se das possibilidades de se lesionar e ter dor. Neste contexto, é comum encontrar atletas que treinam e competem lesionados e em constante estado de dor. Não é possível reduzir este cenário a mero problema físico ou orgânico, descartando a subjetividade inerente da dor. Apesar de frequentemente aparecer à margem do tratamento, a psicologia, em especial, a do esporte, encontra aí um campo fortuito de atuação, podendo auxiliar o atleta no processo de reabilitação. Ao oferecer sua escuta, o psicólogo poderá ouvir o que o atleta tem a dizer sobre seu sofrimento, reinserindo a lesão e a dor em sua história.

Metrics

PDF views
11,720
Dec 10 '16Dec 13 '16Dec 16 '16Dec 19 '16Dec 22 '16Dec 25 '16Dec 28 '16Dec 31 '16Jan 01 '17Jan 04 '17Jan 07 '1720
| |

Biografia do Autor

Clarice Medeiros, Universidade Veiga de Almeida Doutoranda em Psicologia Clínica PUC-RIO

Graduação em Psicologia (IP/UFRJ), Mestre em Teoria Psicanalitica (IP/PPGTP/UFRJ), Doutoranda em Psicologia CLinica (PUC-RIO)

Docente da Universidade Veiga de Almeida, psicologa clinica, psicologa esportiva

Downloads

Publicado

2016-12-09

Como Citar

Medeiros, C. (2016). Lesão e dor no atleta de alto rendimento: o desafio do trabalho da psicologia do esporte. Psicologia Revista, 25(2), 355–370. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/26235

Edição

Seção

Artigos Teóricos