Diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e sua história no discurso social: desdobramentos subjetivos e éticos

Autores

  • Cristine Lacet Doutorado - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
  • Miriam Debieux Rosa Prof. Livre docente do Instituto de Psicologia da USP Prof. Titular da PUC/São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2017v26i2p.231-253

Palavras-chave:

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Diagnóstico, psicanálise

Resumo

O diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) apresentou um expressivo crescimento durante a última década, tornando-se o mais frequente dos transtornos psiquiátricos tratados em jovens. Dados epidemiológicos apontam para prevalência mundial de 4% a 10% entre crianças. O discurso médico contemporâneo, representado pela psiquiatria biológica e pelas neurociências, estabelece o diagnóstico de TDAH baseado na noção de déficit, incapacidade e disfunções atencional, motora e do controle da impulsividade. As disfunções são colocadas em primeiro plano e as funções psíquicas e orgânicas entendidas de maneira desarticulada entre si e em relação ao processo de constituição da subjetividade. Este artigo tem como objetivo a análise crítica do diagnóstico de TDAH, a partir do referencial teórico, ético e clínico da psicanálise, situando sua construção no discurso social, seus avanços e influências. O diagnóstico de TDAH apresentou um deslizamento diacrônico de nomenclatura associado às ordens político-econômicas e jurídicas. A objetivação dos quadros psicopatológicos como proposta pelo DSM e pela CID-10 reduz a criança ao saber médico e à nomeação diagnóstica, excluindo sua singularidade e ocultando tanto o aspecto diacrônico de sua constituição subjetiva, como a articulação do sujeito aos traços identificatórios de sua filiação.

Metrics

PDF views
9,736
Nov 16 '17Nov 19 '17Nov 22 '17Nov 25 '17Nov 28 '17Dec 01 '17Dec 04 '17Dec 07 '17Dec 10 '17Dec 13 '1718
| |
Crossref
1
  • Citations
  • CrossRef - Citation Indexes: 1
  • Captures
  • Mendeley - Readers: 23

Biografia do Autor

Cristine Lacet, Doutorado - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Psicanalista.

Doutora em Psicologia Clínica - Instituto de Psicologia da USP.

Pós doutoranda pela Faculdade de Educação da USP

Miriam Debieux Rosa, Prof. Livre docente do Instituto de Psicologia da USP Prof. Titular da PUC/São Paulo

Psicanalista.

Prof. Livre docente do IP-USP onde coordena o Laboratório Psicanálise e Sociedade e o grupo Veredas - Imigração e Cultura.

Prof. Titular da PUC/São Paulo onde coordena o Núcleo de Estudos Psicanálise e Política.

Downloads

Publicado

2017-11-15

Como Citar

Lacet, C., & Rosa, M. D. (2017). Diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e sua história no discurso social: desdobramentos subjetivos e éticos. Psicologia Revista, 26(2), 231–253. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2017v26i2p.231-253

Edição

Seção

Artigos Teóricos