Diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e sua história no discurso social: desdobramentos subjetivos e éticos

Autores

  • Cristine Lacet Doutorado - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
  • Miriam Debieux Rosa Prof. Livre docente do Instituto de Psicologia da USP Prof. Titular da PUC/São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2017v26i2p.231-253

Palavras-chave:

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Diagnóstico, psicanálise

Resumo

O diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) apresentou um expressivo crescimento durante a última década, tornando-se o mais frequente dos transtornos psiquiátricos tratados em jovens. Dados epidemiológicos apontam para prevalência mundial de 4% a 10% entre crianças. O discurso médico contemporâneo, representado pela psiquiatria biológica e pelas neurociências, estabelece o diagnóstico de TDAH baseado na noção de déficit, incapacidade e disfunções atencional, motora e do controle da impulsividade. As disfunções são colocadas em primeiro plano e as funções psíquicas e orgânicas entendidas de maneira desarticulada entre si e em relação ao processo de constituição da subjetividade. Este artigo tem como objetivo a análise crítica do diagnóstico de TDAH, a partir do referencial teórico, ético e clínico da psicanálise, situando sua construção no discurso social, seus avanços e influências. O diagnóstico de TDAH apresentou um deslizamento diacrônico de nomenclatura associado às ordens político-econômicas e jurídicas. A objetivação dos quadros psicopatológicos como proposta pelo DSM e pela CID-10 reduz a criança ao saber médico e à nomeação diagnóstica, excluindo sua singularidade e ocultando tanto o aspecto diacrônico de sua constituição subjetiva, como a articulação do sujeito aos traços identificatórios de sua filiação.

Biografia do Autor

Cristine Lacet, Doutorado - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Psicanalista.

Doutora em Psicologia Clínica - Instituto de Psicologia da USP.

Pós doutoranda pela Faculdade de Educação da USP

Miriam Debieux Rosa, Prof. Livre docente do Instituto de Psicologia da USP Prof. Titular da PUC/São Paulo

Psicanalista.

Prof. Livre docente do IP-USP onde coordena o Laboratório Psicanálise e Sociedade e o grupo Veredas - Imigração e Cultura.

Prof. Titular da PUC/São Paulo onde coordena o Núcleo de Estudos Psicanálise e Política.

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Publicado

2017-11-15

Como Citar

Lacet, C., & Rosa, M. D. (2017). Diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e sua história no discurso social: desdobramentos subjetivos e éticos. Psicologia Revista, 26(2), 231–253. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2017v26i2p.231-253

Edição

Seção

Artigos