A relação de cuidado na perspectiva de médicos e pacientes durante a internação em hospital-escola
Palavras-chave:
Relação médico-paciente, Internação hospitalar, Psicologia Hospitalar, Abordagem Centrada na PessoaResumo
O presente estudo teve como objetivo conhecer e analisar, na perspectiva de médicos e pacientes, a relação de cuidado durante a internação hospitalar. A pesquisa se configurou como quanti-qualitativa, exploratória-descritiva, sendo realizada na Clínica Médica de um Hospital Universitário, em Cuiabá – MT. Foram entrevistados 15 pacientes, de ambos os sexos, de 40 a 59 anos, com diagnósticos cardiovasculares, que estiveram hospitalizados durante o segundo semestre de 2013; e nove médicos residentes, atuantes na clínica médica do referido hospital. A coleta de dados se deu por questionário e entrevista semi-estruturada. O processamento dos dados ocorreu pelo software ALCESTE, e a análise foi fundamentada por resultados de pesquisas com propósitos semelhantes, a partir de revisão da literatura. Concluiu-se que médicos e pacientes têm boa relação, mas elencam aspectos que podem melhorar. Têm expectativas diferentes quanto ao que seria uma relação ideal no cuidado – médicos priorizam aspectos técnicos, enquanto pacientes equivalem esses aos aspectos afetivos, concordando que a melhora estaria relacionada ao tempo e disponibilidade do médico. Como forma de superação do modelo biomédico, ainda dominante no hospital investigado, destaca-se a medicina centrada no paciente, no âmbito das ciências médicas, e a Abordagem Centrada na Pessoa, proposta psicológica desenvolvida por Carl Rogers (1902-1987).Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2016-05-10
Como Citar
Baronio, M., & Pecora, A. R. (2016). A relação de cuidado na perspectiva de médicos e pacientes durante a internação em hospital-escola. Psicologia Revista, 24(2), 199–228. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/27796
Edição
Seção
Artigos Teóricos
Licença
Copyright (c) 2016 Mayra Baronio, Ana Rafaela Pecora
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.