Representação de TDAH em meninos diagnosticados com o transtorno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2017v26i2p.255-280

Palavras-chave:

TDAH, Crianças, Diagnóstico, Tratamento

Resumo

Esta pesquisa de caráter qualitativo descritivo busca investigar a representação do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) de meninos diagnosticados com o transtorno em situações por eles vividas. As principais características do TDAH são: desatenção, hiperatividade e impulsividade; sintomas que costumam afetar o desempenho acadêmico e os relacionamentos familiares e sociais dessas crianças. O diagnóstico geralmente é realizado a partir do relato dos pais e dos professores e de uma avaliação multidisciplinar na área da saúde, mas sem que se ouça a criança durante o processo. Participaram do estudo 20 meninos, com idades entre nove e 11 anos, diagnosticados com TDAH, já em tratamento. Metodologicamente, utilizou-se entrevista semiestruturada e histórias em quadrinhos como instrumentos. Como resultado, nota-se que meninos com TDAH apresentam relacionamentos de amizade positivos; cerca de 95% (n=19), tomam medicamentos para tratamento do TDAH e não possuem uma rotina organizada para suas atividades. A pesquisa nos levou a perceber que, de fato, a criança não participa ativamente do processo de diagnóstico e tratamento do TDAH em nosso meio.

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Publicado

2017-11-15

Como Citar

Effgem, V., & Rossetti, C. B. (2017). Representação de TDAH em meninos diagnosticados com o transtorno. Psicologia Revista, 26(2), 255–280. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2017v26i2p.255-280

Edição

Seção

Artigos Teóricos