Oficinas de sensibilização às questões profissionais realizadas com estudantes do ensino médio de escola pública

Anelise Schaurich dos Santos, Clarissa Tochetto de Oliveira, Márcia Elisa Jager, Ana Cristina Garcia Dias

Resumo


Este estudo objetivou descrever três experiências de oficinas de sensibilização às questões profissionais desenvolvidas com alunos do ensino médio público de um grande município do interior do Rio Grande do Sul. A realização das oficinas buscava sensibilizar os participantes no que se refere às questões de carreira e estimulá-los a pensar sobre aspectos relacionados à escolha profissional. O conhecimento sobre a existência da prática de Orientação Profissional também poderia incentivar os participantes a buscar atendimentos regulares, caso sentissem necessidade. Participaram das atividades 28 estudantes (20 do sexo feminino) do 3º ano do ensino médio com idades entre 16 e 19 anos. As oficinas constituíram-se de um encontro único, que englobava os três eixos principais da prática de Orientação Professional: autoconhecimento, exploração e tomada de decisão, além das influências sofridas nesse processo. Os encontros foram realizados por meio de discussões sobre os tópicos citados, exibição de vídeos interativos e proposta de atividades práticas. As oficinas possibilitaram que os alunos refletissem sobre seus critérios e expectativas para escolha do curso superior, além de estimular comportamentos exploratórios.

Palavras-chave


Orientação Profissional; escolha profissional; estudantes de ensino médio

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2016 Psicologia Revista. Revista da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde. ISSN 1413-4063

ISSN Impresso: 1413-4063
ISSN Eletrônico: 2594-3871


Psicologia Revista  está indexada em: