Oficinas de sensibilização às questões profissionais realizadas com estudantes do ensino médio de escola pública
Palavras-chave:
Orientação Profissional, escolha profissional, estudantes de ensino médioResumo
Este estudo objetivou descrever três experiências de oficinas de sensibilização às questões profissionais desenvolvidas com alunos do ensino médio público de um grande município do interior do Rio Grande do Sul. A realização das oficinas buscava sensibilizar os participantes no que se refere às questões de carreira e estimulá-los a pensar sobre aspectos relacionados à escolha profissional. O conhecimento sobre a existência da prática de Orientação Profissional também poderia incentivar os participantes a buscar atendimentos regulares, caso sentissem necessidade. Participaram das atividades 28 estudantes (20 do sexo feminino) do 3º ano do ensino médio com idades entre 16 e 19 anos. As oficinas constituíram-se de um encontro único, que englobava os três eixos principais da prática de Orientação Professional: autoconhecimento, exploração e tomada de decisão, além das influências sofridas nesse processo. Os encontros foram realizados por meio de discussões sobre os tópicos citados, exibição de vídeos interativos e proposta de atividades práticas. As oficinas possibilitaram que os alunos refletissem sobre seus critérios e expectativas para escolha do curso superior, além de estimular comportamentos exploratórios.Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2016-09-25
Como Citar
Santos, A. S. dos, Oliveira, C. T. de, Jager, M. E., & Dias, A. C. G. (2016). Oficinas de sensibilização às questões profissionais realizadas com estudantes do ensino médio de escola pública. Psicologia Revista, 25(1), 151–172. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/29615
Edição
Seção
Artigos Teóricos
Licença
Copyright (c) 2016 Anelise Schaurich dos Santos, Clarissa Tochetto de Oliveira, Márcia Elisa Jager, Ana Cristina Garcia Dias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.