O que é um pai? A função paterna nos momentos iniciais do ensino de Lacan

Autores

  • Fábio Santos Bispo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Aline Souza Martins Universidade de São Paulo
  • Luiz Gustavo Gonçalves Canuto
  • Marcelo Fonseca Gomes de Souza Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Maria do Carmo de Melo Pinheiro
  • Tatiana Sousa Pinto

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2017v26i1p.81-108

Palavras-chave:

Pai, Complexo de Édipo, Nome-do-Pai, Metáfora paterna

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar como, ao longo dos primeiros anos de seu ensino, Lacan responde a esta pergunta que, desde Freud, possui grande relevância teórica e clínica para a Psicanálise: afinal, o que é um pai? Para tanto, optou-se por um método de investigação cronológico que partiu do artigo Os complexos familiares na formação do indivíduo (1938) e teve como ponto de chegada O Seminário, livro 7: a ética da psicanálise (1959-1960). Os autores elegeram seis diferentes momentos da articulação teórica no período indicado, que consideraram como as principais tentativas de formalização construídas por Lacan em torno do conceito. Foi possível constatar que Lacan produziu diferentes respostas para a questão proposta, destacando ora a função normativa do pai na transmissão das leis socais, ora seus diferentes modos de incidência subjetiva – imaginário, simbólico e real –, ora, enfim, sua função simbólica, considerada como elemento fundamental para o processo de estruturação do psiquismo.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fábio Santos Bispo, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Aline Souza Martins, Universidade de São Paulo

Psicóloga Clínica. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo (USP).

Luiz Gustavo Gonçalves Canuto

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011).

Marcelo Fonseca Gomes de Souza, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor do curso de Psicologia da Faculdade Divinópolis (FACED) e do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FaE)/Campus Belo Horizonte (CBH) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais, na Área de Concentração em Estudos Psicanalíticos.

Maria do Carmo de Melo Pinheiro

Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais, na Área de Concentração em Estudos Psicanalíticos.

Tatiana Sousa Pinto

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Área de Concentração em Estudos Psicanalíticos.

Downloads

Publicado

2017-08-03

Como Citar

Bispo, F. S., Martins, A. S., Canuto, L. G. G., Souza, M. F. G. de, Pinheiro, M. do C. de M., & Pinto, T. S. (2017). O que é um pai? A função paterna nos momentos iniciais do ensino de Lacan. Psicologia Revista, 26(1), 81–108. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2017v26i1p.81-108

Edição

Seção

Artigos Teóricos