Furtos de Bagatelas e Sofrimento Social: uma Interlocução com o pensamento winnicottiano

Autores

  • Maria Julia Souza Chinalia PUC-Campinas
  • Natália Del Ponte de Assis PUC-Campinas
  • Carlos Del Negro Visintin PUC-Campinas http://orcid.org/0000-0002-1995-1047
  • Tânia Maria José Aiello-Vaisberg PUC-Campinas e USP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i1p35-56

Palavras-chave:

Mulheres presas, Furto de Bagatelas, Método Psicanalítico

Resumo

Este estudo objetiva investigar psicanaliticamente a experiência emocional de mulheres presas por furtos de bagatelas, justificando-se na medida em que há interesse, a partir de uma perspectiva clínica social, pelo desenvolvimento de práticas psicoprofiláticas e psicoterapêuticas direcionadas à população carcerária feminina. A investigação organizou-se metodologicamente por meio da abordagem psicanalítica das comunicações de mulheres em um documentário nacional intitulado “Bagatela”. Sucessivas exposições ao material, em estado de atenção flutuante e associação livre de ideias,permitiram a produção interpretativa de um campo de sentido afetivo-emocional intitulado “Cadê o leite do meu neto?”. Este campo se organiza ao redor da crença de que o outro, imaginado como poderoso, deve atender às necessidades vitais das pessoas. O quadro geral indica que condições de pobreza e desigualdade social geram efeitos subjetivos de desamparo, humilhação e injustiça nas autoras dos furtos. Pondera-se que a teoria winnicottiana, que vincula privação afetiva à delinquência, pode ser produtivamente ampliada se a tendência antissocial for considerada como expressão sintomática de sofrimento socialmente determinado.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Julia Souza Chinalia, PUC-Campinas

Mestre em psicologia pela PUC-Campinas e Doutoranda em psicologia pela PUC-Campinas

Natália Del Ponte de Assis, PUC-Campinas

Mestre em psicologia pela PUC-Campinas e Doutoranda em psicologia pela PUC-Campinas

Carlos Del Negro Visintin, PUC-Campinas

Mestre em psicologia pela PUC-Campinas e Doutorando em psicologia pela PUC-Campinas.

Tânia Maria José Aiello-Vaisberg, PUC-Campinas e USP

Livre Docente em psicopatologia pelo Departamento de Psicologia Clínica do IP-USP, Orientadora do Programa de Pós-Gradução Stricto Sensu em Psicologia da PUC-Campinas e do Programa  de Pós-Gradução Stricto Sensu em Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP.

Downloads

Publicado

2018-07-26

Como Citar

Chinalia, M. J. S., Assis, N. D. P. de, Visintin, C. D. N., & Aiello-Vaisberg, T. M. J. (2018). Furtos de Bagatelas e Sofrimento Social: uma Interlocução com o pensamento winnicottiano. Psicologia Revista, 27(1), 35–56. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i1p35-56

Edição

Seção

Artigos Teóricos