Práticas Inovadoras na Escola: formação e acompanhamento de uma professora com experiências dialógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2019v28i1p215-239

Palavras-chave:

formação de professor, educação formação de professor, educação dialógica, assembleia escolar, oficina lúdica psicoeducativa, psicologia fenomenológica

Resumo

A presente pesquisa-ação buscou refletir sobre a capacitação e formação de uma professora de 4º ano da rede pública de ensino, na implementação de práticas pautadas nos princípios do diálogo e da democracia. O objetivo da pesquisa foi oferecer apoio e subsídio à professora para que ela pudesse dar continuidade à implementação de “assembleias de classe” e “oficinas lúdicas psicoeducativas” em sua sala de aula, bem como refletir sobre seu modo de apropriação de tais recursos. Foram realizados encontros semanais com a professora durante o período de um semestre letivo, oferecendo subsídio teórico, espaço de conversa e debate, além do acompanhamento de algumas de suas atividades dentro da sala de aula. Foram muitas as dificuldades enfrentadas pela professora, como mediar sozinha as atividades previstas pela pesquisa e mudar sua postura - muitas vezes autoritária - em relação aos alunos. Contudo, professora e alunos relataram perceber mudanças na sua relação, bem como na relação entre os próprios alunos. Apesar de não podermos afirmar que a professora deixou de reproduzir práticas violentas, foi notável sua iniciativa e tentativa de mudança. Ela inclusive relatou compartilhar sua experiência com práticas dialógicas com outras pessoas para além do contexto escolar.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Raquel Saad de Avila Morales, Universidade de São Paulo (USP) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente cursa mestrado no Programa de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da USP, com pesquisa na área da História da Psiquiatria, e segunda graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência profissional na área de Saúde Mental, Educação e Arteterapia. Participou do projeto "Práticas inovadoras no cotidiano escolar", pesquisa-ação na área de Psicologia Fenomenológica, orientada pela Profa Dra Fabíola Freire Melo Saraiva. Atualmente participa da pesquisa-ação "Crianças e adolescentes nos circuitos da justiça e da saúde: tensões entre cuidado e segurança no caso do uso de drogas" no CAPs Infantojuvenil da Brasilândia, orientada pela Profa Dra Maria Cristina Gonçalves Vicentin, na abordagem da Análise Institucional.

Fabíola Freire Saraiva Melo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutora em Psicologia da educação pela PUC/SP, pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Autônoma de Lisboa, professora do curso de Psicologia da PUC/SP, coordenadora do núcleo de educação na mesma instituição.

Arthur Argondizo Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Bacharelando em Psicologia pela PUC/SP e estagiário de psicologia no Núcleo Especializado da Infância e Juventude da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.


Downloads

Publicado

2019-08-12

Como Citar

Morales, R. S. de A., Melo, F. F. S., & Gonçalves, A. A. (2019). Práticas Inovadoras na Escola: formação e acompanhamento de uma professora com experiências dialógicas. Psicologia Revista, 28(1), 215–239. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2019v28i1p215-239

Edição

Seção

Jovens Autores