Práticas Inovadoras na Escola: formação e acompanhamento de uma professora com experiências dialógicas
DOI:
https://doi.org/10.23925/2594-3871.2019v28i1p215-239Palavras-chave:
formação de professor, educação formação de professor, educação dialógica, assembleia escolar, oficina lúdica psicoeducativa, psicologia fenomenológicaResumo
A presente pesquisa-ação buscou refletir sobre a capacitação e formação de uma professora de 4º ano da rede pública de ensino, na implementação de práticas pautadas nos princípios do diálogo e da democracia. O objetivo da pesquisa foi oferecer apoio e subsídio à professora para que ela pudesse dar continuidade à implementação de “assembleias de classe” e “oficinas lúdicas psicoeducativas” em sua sala de aula, bem como refletir sobre seu modo de apropriação de tais recursos. Foram realizados encontros semanais com a professora durante o período de um semestre letivo, oferecendo subsídio teórico, espaço de conversa e debate, além do acompanhamento de algumas de suas atividades dentro da sala de aula. Foram muitas as dificuldades enfrentadas pela professora, como mediar sozinha as atividades previstas pela pesquisa e mudar sua postura - muitas vezes autoritária - em relação aos alunos. Contudo, professora e alunos relataram perceber mudanças na sua relação, bem como na relação entre os próprios alunos. Apesar de não podermos afirmar que a professora deixou de reproduzir práticas violentas, foi notável sua iniciativa e tentativa de mudança. Ela inclusive relatou compartilhar sua experiência com práticas dialógicas com outras pessoas para além do contexto escolar.
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Copyright (c) 2019 Raquel Saad de Avila Morales, Fabíola Freire Saraiva Melo, Arthur Argondizo Gonçalves
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