Percepções de cuidadoras de crianças com Paralisia Cerebral sobre profissionais de saúde

Autores

  • Patrícia da Silva Bezerra Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Simone Souza da Costa Silva Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Fernando Augusto Ramos Pontes Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2020v29i1p223-245

Palavras-chave:

Paralisia Cerebral, Cuidadoras, Aspectos de saúde

Resumo

Os objetivos deste estudo foram descrever a percepção de cuidadoras de crianças com Paralisia Cerebral sobre os profissionais que informaram o diagnóstico da deficiência e os profissionais que acompanharam a criança nos primeiros estágios do desenvolvimento, bem como descrever dúvidas dessas cuidadoras. Tratou-se de um estudo descritivo de caráter qualitativo e quantitativo. A coleta dos dados ocorreu durante uma intervenção realizada com 12 mães de crianças com PC atendidas pelo serviço de um hospital da cidade de Belém/PA. As sessões de intervenção foram gravadas e transcritas no Software Word para serem analisadas. Foi aplicado um Inventário Sócio Demográfico com vistas a conhecer o perfil das participantes, que foi tabulado no Software SPSS para análise. Os resultados mostraram que 100% das cuidadoras são naturais do estado do Pará, 75º vivem em Belém e 15% em cidades próximas, além disso, 75% não possuem plano de saúde e 25% possuem. As cuidadoras demonstraram percepções negativas em relação aos profissionais que deram o diagnóstico da PC. Apesar disso, foi identificada uma percepção mais positiva das cuidadoras quanto aos profissionais que atenderam as crianças nos primeiros estágios do desenvolvimento. Por fim, foi identificado que as cuidadoras têm muitas dúvidas relacionadas à deficiência, que não têm sido sanadas de forma satisfatória pelos profissionais de saúde.

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Biografia do Autor

Patrícia da Silva Bezerra, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Assistente Social em formação pela Universidade Federal do Pará, bolsista de Iniciação Científica no Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento, realiza estágio curricular no Abrigo Especial Caabriano (instituição referência em acolhimento institucional no estado do Pará). Participa de projetos na área de saúde de famílias de crianças com deficiência (Paralisia Cerebral e TDAH), desenvolve pesquisas/estudos na área de saúde de famílias de crianças com Paralisia Cerebral e TDAH, acolhimento institucional de crianças com deficiência e suas famílias, atuação multidisciplinar no acompanhamento a famílias de crianças ocm deficiência em acolhimento institucional.

Simone Souza da Costa Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1994), mestrado em Psicologia nesta mesma instituição (2001) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2006 e pós doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade de Dortmund - Alemanha (2012). Atualmente é professora e diretora adjunta do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC/UFPA) onde ocupa o cargo de Diretora Academica da Unidade além de atuar no Programa de Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC) e na faculdade de psicologia. Nos últimos anos desenvolveu pesquisas com famílias ribeirinhas e coordenou grupo de pesquisa que investigou os impactos gerados pelo Programa Bolsa Família (PBF). O interesse por famílias excluídas socialmente como as ribeirinhas e pobres se ampliou com os trabalhos sobre famílias de crianças com alteração de desenvolvimento. Em termos gerais, seus principais temas de investigação são: desenvolvimento, família, alteração de desenvolvimento, estresse, relações parentais e co-parentais e resiliencia familiar. 

Fernando Augusto Ramos Pontes, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1986), mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (1990) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1996) e pós-doutorado pela Universidade de Brasília (2002) e pela Technischen Universität Dortmund - Alemanha (2012). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Pará, vinculado ao Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento e ao Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Coordena em conjunto com mais 3 professoras o Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento no qual desenvolve pesquisas na área da Ecologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: Relacionamento Social, Redes de Relacionamento, Parentalidade, Coparentalidade, Cultura de Pares, Cultura da Brincadeira, Brinquedos e Brincadeiras Tradicionais. Essas temáticas são investigadas preferencialmente em contextos de desenvolvimento na amazônia tais como a população ribeirinha, na família, no contexto de rua, as relações de pares em escola de inclusão educacional e instituição de abrigo e brinquedoteca. 

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Publicado

2020-10-19

Como Citar

Bezerra, P. da S., Silva, S. S. da C., & Pontes, F. A. R. (2020). Percepções de cuidadoras de crianças com Paralisia Cerebral sobre profissionais de saúde. Psicologia Revista, 29(1), 223–245. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2020v29i1p223-245

Edição

Seção

Jovens Autores