Projeto Pais Apoiadores: um programa de orientação aos pais de judocas nas categorias de base

Autores

  • Jaqueline Puquevis de Souza Faculdade Guairacá e Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Délcio Mores Faculdade Guairacá

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2019v28i1p175-192

Palavras-chave:

orientação, pais, atletas, psicologia esporte

Resumo

Este artigo busca discorrer sobre um programa de orientação para pais e responsáveis de jovens atletas das categorias de base do judô. Seu principal objetivo foi conduzir alguns encontros dentro de um projeto de Psicologia do Esporte no intuito de orientar os responsáveis, na conduta dos filhos atletas e na postura enquanto torcedor, para manutenção da saúde mental destes. As observações em competições e pelos relatos de atletas e técnico demonstram a falta de conscientização dos pais sobre os comportamentos que influenciam de forma negativa nas competições. Os resultados das intervenções demonstram que os pais tiveram mudanças expressivas na forma de condução das crianças e nos comentários reforçadores nas provas. Por meio das atividades realizadas observa-se a aquisição de novas posturas e reflexões dos responsáveis, frente ao significado dos estados emocionais pessoais e dos filhos em competições de maneira positiva.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jaqueline Puquevis de Souza, Faculdade Guairacá e Universidade Estadual do Centro Oeste

Mestre em Educação, Graduada em Psicologia. Professora titular do colegiado de Psicologia da Faculdade Guairacá, Coordenadora Pedagógica do SPAC - PR; professora bolsista da Unicentro.

Délcio Mores, Faculdade Guairacá

Pós Gradando em Saúde Mental pela Faculdade Guairacá

Downloads

Publicado

2019-08-12

Como Citar

Souza, J. P. de, & Mores, D. (2019). Projeto Pais Apoiadores: um programa de orientação aos pais de judocas nas categorias de base. Psicologia Revista, 28(1), 175–192. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2019v28i1p175-192

Edição

Seção

Artigos Teóricos