Tempo de mudança: a partida como primeiro estágio da Jornada Mitológica de Mulheres Olímpicas Brasileiras

Autores

  • Júlia Frias Amato Universidade de São Paulo
  • Katia Rubio Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2019v28i2p272-286

Palavras-chave:

mulher, atleta, partida, mito do herói

Resumo

No Brasil, muitas crianças e jovens têm a oportunidade de conhecer diferentes modalidades esportivas. Por vezes, esse contato desperta um encanto pelo esporte, sendo a ele dada uma importância e um significado tão grandes que fazem com que eles o prefiram às atividades comuns para outras pessoas da mesma idade, como brincadeiras, convívio familiar ou escolar. Em busca de melhores condições de treinamento e desenvolvimento, esses futuros atletas, muitas vezes, têm que se distanciar de seu núcleo familiar ainda de forma precoce. Este trabalho buscou investigar como as mulheres olímpicas brasileiras, medalhistas de modalidades coletivas, reconhecem o momento que marcou o início de sua especialização esportiva, exclusivamente aquelas em cuja história consta a marca do distanciamento familiar e da saída de casa. A metodologia do trabalho se ancora nas narrativas biográficas, considerada uma modalidade de história oral. Depois de alcançarem a condição de atleta olímpica, é possível pensar que o chamado para a prática esportiva e o distanciamento precoce de seu núcleo familiar foram os primeiros passos para o que seria o início de sua jornada enquanto atleta.

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Biografia do Autor

Júlia Frias Amato, Universidade de São Paulo

Grupo de Estudos Olímpicos - Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo

Psicóloga, mestre em Ciências pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo

Katia Rubio, Universidade de São Paulo

Professora associada na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo

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Publicado

2019-12-11

Como Citar

Amato, J. F., & Rubio, K. (2019). Tempo de mudança: a partida como primeiro estágio da Jornada Mitológica de Mulheres Olímpicas Brasileiras. Psicologia Revista, 28(2), 272–286. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2019v28i2p272-286

Edição

Seção

Artigos Teóricos