Qualidade de Vida no Trabalho em um Instituto de Pesquisa Brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2020v29i1p83-108

Palavras-chave:

qualidade de vida no trabalho, ergonomia da atividade, instituto de pesquisa

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar a percepção de QVT dos trabalhadores de um instituto de pesquisa brasileiro. A base teórico-metodológica para o estudo é a Ergonomia da Atividade Aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho. Participaram da pesquisa 275 respondentes. Para a coleta de dados, utilizou-se o Inventário de Avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho, disponibilizado em versão digital para todos os trabalhadores da organização. O tratamento dos dados foi realizado por meio do software estatístico SPSS. Os principais resultados indicam que: os trabalhadores da organização percebem bem-estar no trabalho moderado e que fatores “organização do trabalho” e “reconhecimento e crescimento profissional” apontam para necessidade de mudanças. Os resultados obtidos forneceram subsídios fundamentais para o instituto formular o programa de QVT da organização.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carla Sabrina Antloga, Universidade de Brasília

Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, com ênfase em Qualidade de Vida no Trabalho (PSTO-UnB). Professora Adjunta do Departamento de Psicologia Clínica (PCL) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPG-PsiCC). Coordenadora do Grupo de Estudos em Psicodinâmica do Trabalho Feminino - PsiTraFem. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fatores Humanos no Trabalho, atuando principalmente nas seguintes áreas: Trabalho Feminino, Psicodinâmica do Trabalho, Clínica do Trabalho.

Marina Maia do Carmo, Universidade de Brasília

Doutoranda em Psicologia Clínica e Cultura (PG-PSiCC, UnB) Mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PG-PSTO, UnB) com ênfase em Qualidade de Vida no Trabalho. Psicóloga e bacharela em psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Professora no Centro Universitário Projeção. Integrante do Grupo de Estudos em Psicodinâmica do Trabalho Feminino - PsiTraFem. Tem experiência nas áreas de psicologia do trabalho e psicologia clínica, atuando especialmente com temas relacionados à saúde mental de trabalhadoras e trabalhadores e trabalho feminino.

Larissa Krüger

Psicóloga e mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2020-10-19

Como Citar

Antloga, C. S., Carmo, M. M. do, & Krüger, L. (2020). Qualidade de Vida no Trabalho em um Instituto de Pesquisa Brasileiro. Psicologia Revista, 29(1), 83–108. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2020v29i1p83-108

Edição

Seção

Artigos Teóricos