Autores de Violência Sexual e o Teste de Rorschach: Revisão da Literatura

Autores

  • Áquila Zilki Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Larissa Lemes Aguiar Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Rodrigo Perissinotto Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Ana Cristina Resende Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2020v29i1p176-200

Palavras-chave:

Agressões Sexuais, Personalidade, Teste de Rorschach

Resumo

O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão da literatura de publicações que investigam a personalidade do autor de violência sexual por meio do teste de Rorschach. Realizou-se uma busca bibliográfica nas bases de dados PubMed, Psycnet, Web of Science, PePSIC e SciELO, com descritores: “Sex Offender”, “Pedophile”, “Sex Offenses”, “Sexual Molester”, “Sexual Violence” e “Rapist”, combinados com Rorschach. A busca foi limitada aos artigos publicados nos idiomas inglês, espanhol e português, dos últimos quinze anos, considerando os Sistemas Compreensivo e de Avaliação por Performance no Rorschach, com autores de violência do sexo masculino, e tendo como vítimas crianças e adolescentes. Ao total foram encontrados nove artigos, e a análise apontou que os AVSs podem ter comprometimento nos aspectos cognitivos, afetivos, na autopercepção e na tendência a responder de modo impulsivo. Tais achados podem colaborar na criação de estratégias de intervenção e tratamento para esse público. Futuros estudos, que considerem diferentes bases de dados e descritores, poderão comparar os resultados encontrados, enriquecendo o processo de investigação nesta área.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Áquila Zilki, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (2018). Possui experiência como docente no curso de graduação de Psicologia pela Faculdade de Cuiabá (2016). Atuou em Projeto Social da Policia Militar do Estado de Mato Grosso (2014). Experiência como Psicologa Clínica em Consultório Equilíbrio (2013). Concluiu Pós Graduação em Avaliação Psicológica pelo Instituto de Pós Graduação IPOG (2015) e Psicologia Jurídica por Instituto Sedes Sapientiae (2013), Graduação em Psicologia pela Universidade Braz Cubas (2013).

Larissa Lemes Aguiar, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Especializando em Psicologia do trânsito (2016). Especialista em Psicologia Jurídica e de Investigação (2015). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2011). Atualmente trabalha em Consultório Particular, no qual atua com Avaliação Psicológica e na área clínica em Psicanálise. Trabalha ainda como Psicóloga do Trânsito na Clínica Núcleo. Possui experiência na área de Psicologia Clínica, Avaliação Psicológica e Perícia.

Rodrigo Perissinotto, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Psicólogo, mestrando em Psicologia pela PUC Goiás, especialista em Educação a Distância pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e graduado em filosofia e teologia pela PUC Goiás. Atua como pesquisador filiado ao Núcleo de Pesquisa em Estudos Psicossociológicos (NEPSI) da PUC Goiás investigando características de Personalidade de Autores de Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Com especial interesse pelo método de Rorschach, seu foco de investigação se concentra em compreender o impacto do processamento cognitivo e de distorções perceptivas e do pensamento, em comportamentos desviantes. Possui proficiência em aplicação e codificação do Rorschach pelo Rorschach Performance Assessment System (R-PAS) e atua com revisor de proficiência em Aplicação.

Ana Cristina Resende, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Pós-doutorado pela Unifesp (Departamento de Psiquiatria, com bolsa pela FAPESP); Doutora em Psicologia pela PUC-RS com bolsa Capes, Estágio de doutorado pela California School of Professional Psychology (AIU), em San Diego, Califórnia; Atualização em Rorschach SC com Barry Ritzler, Ph.D e Tony Sciara, PhD, (treinadores oficiais do SC nos EUA), Certificação internacional no Rorschach pelo Rorschach Performance Assessment System (R-PAS); Mestre em Psicologia e Psicóloga pela PUC-Goiás. Atualmente é professor adjunto da graduação e pós-graduação stricto sensu e membro do Comitê de Ética da PUC Goiás, diretora do Instituto Goiano de Avaliação Psicológica (IGAP), professora dos cursos de pós-graduação em Avaliação Psicológica do IPOG, Presidente da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBRo), Coordenadora do GT de Métodos Projetivos da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), Coordenadora do curso de Pós-Graduação lato sensu Avaliação de Personalidade do Instituto de Especialização do Amazonas ? ESP, Vice Diretora da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica - ABPJ (Região Centro-Oeste), Membro da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) do CFP, Membro da International Society of the Rorschach and Projective Methods (ISR) e da Society for Personality Assessment (SPA). Tem conduzido pesquisas no Brasil de normatização, validação e fidedignidade do método de Rorschach no Sistema Compreensivo e no Rorschach Performance Assessment System (R-PAS), Zulliger SC, Pfister, Raven, HTP, bem como tem publicado livros, artigos, capítulos de livros, e supervisionado trabalhos de mestrado, doutorado, graduação e iniciação científica na área de fundamentos e medidas da psicologia, especialmente com o Rorschach. Atua principalmente nos seguintes temas: Avaliação Psicológica, Perícia Forense, Personalidade, Psicopatologia, Método de Rorschach (SC, R-PAS), Orientação Profissional e de Carreira, Fundamentos e Medidas da Psicologia.

Downloads

Publicado

2020-10-19

Como Citar

Zilki, Áquila, Aguiar, L. L., Perissinotto, R., & Resende, A. C. (2020). Autores de Violência Sexual e o Teste de Rorschach: Revisão da Literatura. Psicologia Revista, 29(1), 176–200. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2020v29i1p176-200

Edição

Seção

Artigos Teóricos