A religiosidade/espiritualidade (R/E) como componente curricular na graduação em Psicologia: relato de experiência

Autores

  • Vivian Fukumasu da Cunha Universidade de São Paulo
  • Fabio Scorsolini-Comin Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2019v28i1p193-214

Palavras-chave:

Psicologia, Educação Superior, Religião e Psicologia, Espiritualidade

Resumo

Temas como religião, religiosidade e espiritualidade estão presentes na vivência subjetiva das pessoas e são frequentemente debatidos pelos Conselhos de Psicologia, embora tal discussão seja considerada insuficiente na formação em Psicologia. Reconhecendo as evidências que sugerem relações positivas entre essas dimensões e a saúde física e mental e a lacuna no tema na graduação em Psicologia, objetiva-se apresentar um relato de experiência da inclusão da temática, como disciplina eletiva, para 20 alunos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, no 1º semestre de 2017. Como forma de avaliação dessa experiência, foi aplicado um questionário com 10 questões abertas com perguntas versando sobre expectativas em relação à disciplina, avaliação sobre o conteúdo ofertado, definição de religiosidade e espiritualidade, contribuições enquanto futuro psicólogo, a importância de uma disciplina que aborde a temática na formação, além de dados para caracterização dos sujeitos. As respostas foram categorizadas e apresentadas em quatro eixos temáticos: (a) Religiosidade e espiritualidade para alunos de graduação, (b) Expectativas em relação à disciplina, (c) Ausência de conteúdos relacionados ao tema durante a graduação e (d) Importância da disciplina no currículo de Psicologia. Conclui-se que a experiência possibilitou aos alunos aprendizados e conscientização a cerca da importância dessa temática na Psicologia.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vivian Fukumasu da Cunha, Universidade de São Paulo

Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto (USP-RP).

Fabio Scorsolini-Comin, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Professor Doutor do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto (USP-RP).

Downloads

Publicado

2019-08-12

Como Citar

Cunha, V. F. da, & Scorsolini-Comin, F. (2019). A religiosidade/espiritualidade (R/E) como componente curricular na graduação em Psicologia: relato de experiência. Psicologia Revista, 28(1), 193–214. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2019v28i1p193-214

Edição

Seção

Artigos Teóricos