Psicoterapia focal: psicoterapia breve fenomenológica existencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/594-3871.2020v29i1p157-175

Palavras-chave:

Psicoterapia breve, psicoterapia focal, fenomenologia existencial, Daseinsanalyse

Resumo

O presente artigo pretende caracterizar a Psicoterapia Breve baseada na abordagem fenomenológica existencial. Primeiramente, será apresentada sucintamente a explicitação do filósofo Martin Heidegger do existir humano como Dasein (ser-aí) e ser-no-mundo para situar a psicoterapia fenomenológica existencial. Em seguida, será descrita essa proposição terapêutica, destacando que quando o existir humano é compreendido como Dasein (ser-aí) e ser-no-mundo, busca-se elucidar a experiência do paciente em sua relação consigo mesmo, com o outro e com tudo aquilo que se apresenta a ele. A experiência do paciente é também compreendida como situada em um contexto significativo que corresponde ao mundo do paciente. Posteriormente, começando com uma reflexão sobre o termo breve contida na proposta da psicoterapia breve, serão expostas algumas indicações dessa modalidade terapêutica, que denominamos de psicoterapia focal. A psicoterapia focal fenomenológica existencial priorizará a elucidação dos âmbitos do existir do paciente que revelam o sofrimento e as restrições em seu viver. O objetivo da psicoterapia visa favorecer que o paciente se liberte desses modos restritos de viver e possa ter mais liberdade para desenvolver as suas possibilidades. Para finalizar, exemplificaremos a terapia focal com um atendimento de um paciente que foi vítima de violência urbana e teceremos algumas considerações finais.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ida Elizabeth Cardinalli, PUC/SP

Professora e supervisora do Curso de Graduação de Psicologia e professora do Pós-Graduação de Psicologia Clínica da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC/SP. Departamento de Psicodinâmica. Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica. Diretora da Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic" -Curso de Psicologia -  PUC/SP, Coordenadora de Fenomenologia existencial no Curso de Graduação de Psicologia da PUC/SP. Membro efetivo da Associação Brasileira de Daseinsanalyse (ABD) e da International Federation of Daseinsanalysis - Zurique- Suiça.

Downloads

Publicado

2020-10-19

Como Citar

Cardinalli, I. E. (2020). Psicoterapia focal: psicoterapia breve fenomenológica existencial. Psicologia Revista, 29(1), 157–175. https://doi.org/10.23925/594-3871.2020v29i1p157-175

Edição

Seção

Artigos Teóricos