Repercussões do encaminhamento/atendimento psicológico na vida de jovens estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2020v29i1p37-60

Palavras-chave:

Queixa escolar, Atendimento psicológico, Psicologia escolar

Resumo

O texto tem por objetivo apresentar e discutir resultados de pesquisa que investigou as repercussões dos encaminhamentos/atendimentos psicológicos decorrentes de queixas escolares a que foram submetidos jovens residentes em Porto Velho-RO. Fundamentada em referenciais da psicologia escolar crítica, a pesquisa utilizou um roteiro de entrevista para ouvir quatro jovens com idades entre 22 e 29 anos e suas mães, transcorridos mais de 10 anos dos encaminhamentos. A análise buscou compreender a história de cada sujeito e, em seguida, os aspectos comuns a todas elas. Os resultados evidenciam o sofrimento gerado pela condição de não aprender na escola e indicam que os atendimentos recebidos foram no viés clínico, sem considerar os processos de escolarização que deram origem às queixas; demonstram, ainda, que os encaminhamentos para profissionais da saúde produziram efeitos subjetivos que não resultaram em melhorias no processo de escolarização. Ao contrário, reforçaram e contribuíram para que os sujeitos criassem visões de si mesmos piores do que aquelas que geraram os encaminhamentos. Conclui-se que compreensões mais amplas sobre os processos de não aprender na escola, incluindo a produção da escola na sociedade capitalista são imprescindíveis para a atuação crítica da psicologia nas questões escolares.

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Biografia do Autor

Carla Adriane Araujo Almada, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar e Psicologia Hospitalar, pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (2012). Mestre em Psicologia Escolar e Processos Educativos no Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico (MAPSI) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (2013-2015).

Marli Lúcia Tonatto Zibetti, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988); Mestra em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2000); Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela mesma instituição (2005); Pós-Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2014) . É professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia, atuando na graduação e no Mestrado em Psicologia. Membro da ABRAPEE e do GT Psicologia e Políticas Educacionais da ANPEPP; pesquisadora e líder do GAEPPE: Grupo Amazônico de estudos e pesquisas em Psicologia e Educação (UNIR). Vice Líder do Grupo Psicologia e Escolarização: políticas públicas e atividade profissional na perspectiva histórico-crítica (USP). Membro do Conselho Editorial da EDUFRO, da Revista Êxitus (UFOPA) e da Revista EDUCA (UNIR). Editora de Seção da Revista Psicologia Escolar e Educacional da ABRAPEE. Tem experiência em pesquisas no campo da Educação e da Psicologia Escolar investigando, principalmente, os processos de escolarização e sua significação para os sujeitos; a apropriação das políticas educacionais no cotidiano escolar e na formação de Professores.

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Publicado

2020-10-19

Como Citar

Almada, C. A. A., & Zibetti, M. L. T. (2020). Repercussões do encaminhamento/atendimento psicológico na vida de jovens estudantes. Psicologia Revista, 29(1), 37–60. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2020v29i1p37-60

Edição

Seção

Artigos Teóricos