Conhecimentos, práticas e atitudes frente à anticoncepção de emergência: revisão sistemática

Autores

  • Ana Amábile Gabrielle Rodrigues Leite
  • Ádilo Lages Vieira Passos Faculdade do Baixo Parnaíba
  • Ludgleydson Fernandes de Araújo Universidade Federal do Piauí
  • Fauston Negreiros Universidade Federal do Piauí
  • Sandra Elisa de Assis Freire Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2020v29i1p201-222

Palavras-chave:

anticoncepção de emergência, pílula do dia seguinte, revisão sistemática

Resumo

O objetivo deste estudo é realizar uma revisão sistemática das publicações científicas entre 2007 e 2016 sobre os conhecimentos, as práticas e as atitudes dos participantes frente à anticoncepção de emergência (AE). Efetuou-se uma busca em três bases de dados: Lilacs, BVS-Psi e Scielo, no período de 2007 a 2016. Foram encontrados 260 artigos, sendo incluídos 25 estudos após a avaliação de três juízes independentes. Sobre os conhecimentos acerca da AE, percebeu-se que saber da existência do método não significa ter conhecimento efetivo. Já os determinantes do uso, em geral, são a falha ou o esquecimento de um contraceptivo de rotina. Finalmente, as atitudes frente à AE são mais embasadas num posicionamento pessoal subjetivo que em conhecimento efetivo.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Amábile Gabrielle Rodrigues Leite

Psicóloga. Especialista em Saúde Mental. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar (PSIQUED), vinculado ao CNPQ.

Ádilo Lages Vieira Passos, Faculdade do Baixo Parnaíba

Bacharel em Psicologia pela Faculdade Integral Diferencial - FACID DEVRY. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar (PSIQUED), vinculado ao CNPQ. 

Ludgleydson Fernandes de Araújo, Universidade Federal do Piauí

Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidad de Granada (Espanha) com período sanduíche na Università di Bologna (Itália), Mestre em Psicologia e Saúde pela Universidade de Granada (Espanha), Mestre em Psicologia Social e Especialista em Gerontologia pela UFPB (João Pessoa-PB). Professor orientador do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Psicologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Bolsista de Produtividade PQ-2 em pesquisa pelo CNPq. Coordenador do GT da ANPEPP Relações Intergrupais: Preconceito e Exclusão Social.

Fauston Negreiros, Universidade Federal do Piauí

Professor-pesquisador dos Programas de Pós-Graduação (Stricto Sensu) de Psicologia e de Ciência Política, e do Departamento Psicologia da Universidade Federal do Piauí – UFPI (Campus de Parnaíba/PI). Membro da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, ABRAPEE. Membro do Fórum sobre
Medicalização da Educação e da Sociedade. Coordena o Núcleo de Pesquisa e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar/PSIQUED, vinculado ao CNPQ.

Sandra Elisa de Assis Freire, Universidade Federal do Piauí

Licenciatura e Formação em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Os interesses de pesquisa se concentram nas áreas da Psicologia Social e Psicologia da Família, atuando principalmente nos seguintes temas: relacionamentos interpessoais; novas formas de conjugalidade; e valores humanos no contexto familiar e dos relacionamentos amorosos. Psicologia Positiva.

Downloads

Publicado

2020-10-19

Como Citar

Leite, A. A. G. R., Passos, Ádilo L. V., Araújo, L. F. de, Negreiros, F., & Freire, S. E. de A. (2020). Conhecimentos, práticas e atitudes frente à anticoncepção de emergência: revisão sistemática. Psicologia Revista, 29(1), 201–222. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2020v29i1p201-222

Edição

Seção

Artigos Teóricos