A utilização da Teoria da Autodeterminação no Brasil: um mapeamento sistemático da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2020v29i2p422-447

Palavras-chave:

autodeterminação, psicologia, revisão

Resumo

A Teoria da Autodeterminação (TAD) é uma teoria da motivação desenvolvida por Deci e Ryan, que pode ser aplicada em diversos contextos. O objetivo deste estudo é analisar as produções acadêmicas brasileiras à luz de Teoria da Autodeterminação. Foi realizado um mapeamento sistemático da literatura brasileira nas bases de dados online SciELO, PePSIC, Index Psi, LILACS e PsycINFO, com os descritores “Teoria da Autodeterminação” e “Self-Determination Theory AND Brazil OR brazilian”. A análise qualitativa foi realizada segundo a Análise de Conteúdo de Bardin. O banco final foi composto por 43 artigos, a maioria empíricos (38), sendo o estudo mais antigo do ano de 2004, enquanto os anos de 2012 a 2014 obtiveram o número máximo de publicações por ano (05). Ganham destaque os trabalhos nas regiões Sul (31) e Sudeste (12). As áreas da Psicologia (23) e Educação Física (08) são as que mais se interessam em estudar a TAD. A análise qualitativa permitiu a identificação de dois eixos temáticos: (1) Validação de Construto e (2) Investigação da Motivação e suas relações. Este estudo ampliou o conhecimento acerca do estudo da TAD no Brasil, na medida em que evidenciou sua utilização no contexto brasileiro.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Layane Emília Costa Martins Prudencio, Universidade Federal Alagoas/ graduada do curso de Psicologia.

Instituto  de Psicologia  da Universidade Federal de Alagoas. Área da Psicologia

Nívea Kelly Santos da Silva, Universidade Federal Alagoas/ graduada do curso de Psicologia.

Instituto  de Psicologia  da Universidade Federal de Alagoas. Área da Psicologia.

Sheyla Christine Santos Fernandes, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Profa. Dra. do Instituto de Psicologia (IP).

Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Profa. Dra. do Instituto de Psicologia (IP).

Ig Ibert Bittencourt, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Prof. Dr. do Instituto de Computação (IC).

Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Prof. Dr. do Instituto de Computação (IC) e co-diretor do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES).

Downloads

Publicado

2020-12-17

Como Citar

Prudencio, L. E. C. M., Silva, N. K. S. da, Fernandes, S. C. S., & Bittencourt, I. I. (2020). A utilização da Teoria da Autodeterminação no Brasil: um mapeamento sistemático da literatura. Psicologia Revista, 29(2), 422–447. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2020v29i2p422-447

Edição

Seção

Artigos Teóricos