Graduação e Pós-Graduação em Psicologia na PUC-SP: mútua contribuição para o compromisso social na pesquisa e qualificação docente

Autores

  • Marlise A. Bassani Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2019v28i3p681-696

Palavras-chave:

Graduação em Psicologia, Pós-graduação em Psicologia, Pesquisa e Ensino, PUC-SP

Resumo

O artigo objetiva apresentar as mútuas relações e contribuições entre os Programas de Pós-Graduação stricto sensu e a Graduação em Psicologia da PUC-SP, para a construção do conhecimento da Psicologia como ciência, profissão e interdisciplinaridade. A fim de subsidiar a proposta, apresenta-se uma breve retomada histórica da implantação da Pós-Graduação na PUC-SP, a memória dos Programas de Psicologia: Social (1972), Clínica (1976) e Experimental - Análise do Comportamento (1999), e do Programa de Educação: Psicologia da Educação (1969) - um dos três primeiros da PUC-SP. Acrescentam-se dois exemplos de trabalhos pioneiros iniciados na, então, Faculdade de Psicologia e incorporados à Pós-Graduação da PUC-SP que se mantêm como referências nacional e internacional: o Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto - LELu, iniciativa da professora Maria Helena Pereira Franco, e a inserção da Psicologia Ambiental articulada à Saúde, pela professora Marlise Aparecida Bassani. Enfatiza-se o movimento de contribuições de docentes da Graduação em Psicologia titulados pelos Programas de Pós-Graduação da Universidade e a integração Pós-Graduação – Graduação na formação de profissionais de Psicologia, pesquisadores e docentes comprometidos com as questões e transformações sociais, na promoção de diálogos mais articulados com outras áreas do Saber, para avanços da ciência psicológica.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marlise A. Bassani, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, Departamento de Métodos e Técnicas, Programa de Etudos Pós-Graduados em Psicologia Cínica, Curso de Psicologia

Downloads

Publicado

2020-01-14

Como Citar

Bassani, M. A. (2020). Graduação e Pós-Graduação em Psicologia na PUC-SP: mútua contribuição para o compromisso social na pesquisa e qualificação docente. Psicologia Revista, 28, 681–696. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2019v28i3p681-696