A Religiosidade/Espiritualidade na atuação da Psicologia Social e Comunitária

relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2022v31i1p207-230

Palavras-chave:

Religiosidade, Espiritualidade, Família, Psicologia Social Comunitária

Resumo

A partir da necessidade de explorar mais profundamente o modo como a religiosidade/espiritualidade (R/E) tem atravessado a formação em Psicologia, o presente estudo apresenta uma reflexão crítica acerca da literatura científica produzida sobre a R/E, tomando por base um relato de experiência profissional que narra a inserção de uma profissional da Psicologia em uma comunidade periférica durante o trabalho com famílias em uma cidade de médio porte do Estado de São Paulo. Este relato tem por objetivo refletir sobre como emerge a dimensão da R/E no contexto familiar e comunitário tendo como norte a Psicologia Social e Comunitária. O profissional que atua com a comunidade tem o compromisso com a promoção de direitos (humanos e sociais), com o protagonismo dos sujeitos e com a qualidade de vida para todos. Esse profissional deve acolher as diversas denominações e compreender os sentidos e significados que são atribuídos a elas pelas coletividades com as quais atua.
A laicidade da prática psicológica não pode ser confundida com a negligência em torno dessa dimensão, mas sim de seu acolhimento ético, crítico e perenemente humanizador das populações atendidas.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Carolina da Silva Oliveira, Universidade de São Paulo

Mestranda em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP. Psicóloga pela Universidade Paulista. Membra do Laboratório de Pesquisas Sociais em Saúde e Enfermagem – LASSEn (EERP-USP/CNPq).

Ronan da Silva Parreira Gaia, Universidade de São Paulo

Mestre em Ciências pelo Programa de Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Especialista em Direitos Humanos, Educação e Sociedade, Educação Especial e Inclusiva, Gestão Pública e Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Educação São Luís - FESL. Licenciado em Filosofia (CEUCLAR), História (FAMOSP) e em Pedagogia (FAFIL). Pesquisador Associado ao 'Tierno Bokar: Núcleo de pesquisas e estudos sobre o fenômeno religioso' (UNILAB/CNPq).

Fabio Scorsolini-Comin, Universidade de São Paulo

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Docente do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Líder do ORÍ - Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Sociedade (EERP-USP/CNPq). 

Referências

Anhas, D. M., & Castro-Silva, C. R. (2018). Potência de ação da juventude em uma comunidade periférica: enfrentamentos e desafios. Ciência & Saúde Coletiva, 23(9), 2927-2936.

Araújo, P. C. (2018). Desafios da antropologia contemporânea: elementos para se pensar o antropólogo insider no campo da antropologia das populações afro-brasileiras. In C. C. Clemente, & J. C. G. Silva (Org.), Culturas negras e ciências sociais no século XXI: perspectivas afrocentradas (pp. 11-68). Uberlândia, MG: EDUFU.

Baker, J. O., Stroppe, S., & Walker, M. H. (2018). Secularity, religiosity, and health: Physical and mental health differences between atheists, agnostics, and nonaffiliated theists compared to religiously affiliated individuals. Social Science Research, 75, 44-57.

Couto, M. T. (2001). Religiosidade, reprodução e saúde em famílias urbanas pobres. Interface (Botucatu), 5(8), 27-44.

Cunha, V. F., Pillon, S. C., Zafar, S., Wagstaff, C., & Scorsolini-Comin, F. (2020). Brazilian nurses’ concept of religion, religiosity, and spirituality: a qualitative descriptive study. Nursing and Health Sciences, 22(4), 1161-1168.

Cunha, V. F., & Scorsolini-Comin, F. (2019a). A dimensão religiosidade/espiritualidade na prática clínica: revisão integrativa da literatura científica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 35, e5419.

Cunha, V. F., & Scorsolini-Comin, F. (2019b). Best professional practices when approaching religiosity/spirituality in psychotherapy in Brazil. Counselling and Psychotherapy Research, capr. 12241.

Cunha, V. F., & Scorsolini-Comin, F. (2020). Brazilian psychotherapists and the dimension of religiosity/spirituality. Counselling and Psychotherapy Research, 20(4), 1-9.

Duarte, N. S. (2012). Política social: um estudo sobre educação e pobreza. Tese (Doutorado em Política Social). Universidade de Brasília, Brasília.

Freitas, M. H. (2017). Psicologia religiosa, psicologia da religião/espiritualidade, ou psicologia e religião/espiritualidade? Revista Pistis & Praxis – Teologia e Pastoral, 9(1), 89-107.

Gaia, R. S. P., & Candido, T. P. (2020). Contribuições da Psicologia Social para o atendimento à população em situação de rua no Serviço Especializado em Abordagem Social. Psicologia & Saberes, 9(14), 4-15.

Gaia, R. S. P., Vitória, A. S., & Roque, A. T. (2020). Candomblé no Brasil: resistência negra na diáspora africana. Jundiaí, SP: Paco Editorial.

Gonçalves, M. A., & Portugal, F. T. (2012). Apontamentos sobre a trajetória da Psicologia social comunitária no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão, 32(n. spe), 138-153.

Gonçalves, M. A., & Portugal, F. T. (2016). Análise histórica da Psicologia Social Comunitária no Brasil. Psicologia e Sociedade, 28(3), 562-571.

Guimarães, R. F., & Almeida, S. C. G. (2018). Reflexões sobre o trabalho social com famílias. In Q. R. Acosta, & M. A. F. Vitale (Orgs.), Família: redes, laços e políticas públicas (pp. 149-157). São Paulo. Cortez.

Holanda, A. F., & Pereira, K. C. L. (2020). Religião e espiritualidade no campo da saúde: questões para a educação superior. Paralellus, 11, 619-640.

Leone, E. T., Maia, A. G., & Baltar, P. E. (2010). Mudanças na composição das famílias e impactos sobre a redução da pobreza no Brasil. Economia e Sociedade, 19(1), 59-77.

Lisboa, A. V., Féres-Carneiro, T., & Jablonski, B. (2007). Transmissão intergeracional da cultura: um estudo sobre uma família mineira. Psicologia em Estudo, 12(1), 51-59.

Lotufo Neto, F., Lotufo Jr., Z., & Martins, J. C. (2009). Influências da religião sobre a saúde mental. Santo André, SP: ESETEC.

Maciel, T. M. F. B., & Alves, M. B. (2015). A importância da psicologia social comunitária para o desenvolvimento sustentável. Pesquisas e Práticas Psicossociais, 10(2), 272-282.

Mariano, S. A., & Carloto, C. M. (2009). Gênero e combate à pobreza: programa bolsa família. Revista de Estudos Feministas, 17(3), 901-908.

Marques, L. F. (2010). O conceito de espiritualidade e sua interface com a religiosidade e a Psicologia Positiva. Psicodebate, 10, 135-152.

Mota, C. S., Trad, L. A. B., & Villas Boas, M. J. B. (2012). O papel da experiência religiosa no enfrentamento de aflições e problemas de saúde. Interface (Botucatu), 16(42), 665-675.

Oliveira, M. R., & Jungues, J. R. (2012). Saúde mental e espiritualidade/religiosidade: a visão de psicólogos. Estudos de Psicologia, 17(3), 469-476.

Pereira, J. S., & Miranda, S. R. (2017). Laicização e intolerância religiosa: desafios para a História ensinada. Educação & Realidade, 42(1), 99-120.

Pfeffer, R. S. (2009). Diálogo interreligioso e construção da cidadania em um mundo globalizado: a contribuição do sincretismo religioso brasileiro. Mosaico, 1(2), 25-38.

Pontes, M. F., Féres-Carneiro, T., & Magalhães, A. S. (2017). Homoparentalidade feminina: laço biológico e laço afetivo na dinâmica familiar. Psicologia USP, 28(2), 276-286.

Raddatz, J. S., Motta, R. F., & Alminhana, L. O. (2019). Religiosidade/espiritualidade na prática clínica: círculo vicioso entre demanda e ausência de treinamento. Psico-USF, 24(4), 699-709.

Santos, K. L., Heckert, A. L. C., & Carvalho, S. V. (2017). Família e mulher como instrumentos de governo na assistência social. Psicologia e Sociedade, 29, e158080.

Scorsolini-Comin, F. (2015). Um toco e um divã: reflexões sobre a espiritualidade na clínica etnopsicológica. Contextos Clínicos, 8(2), 114-127.

Silva, C. L., & Sarriera, J. C. (2016). Promover a Justiça Social: compromisso ético para relações comunitárias. Psicologia e Sociedade, 28(2), 380-386.

Silva, J. V., & Corgozinho, J. P. (2011). Atuação do psicólogo, SUAS/CRAS e Psicologia Social Comunitária: possíveis articulações. Psicologia e Sociedade, 23(n. spe), 12-21.

Souza, L. V., & Scorsolini-Comin, F. (2020). Sentidos sobre o/a psicóloga/o no CRAS na literatura científica. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 20(1), 53-72.

Testoni, R. J. F., & Tonelli, M. J. F. (2006). Permanências e rupturas: sentidos de gênero em mulheres chefes de família. Psicologia e Sociedade, 18(1), 40-48.

Vianna, J. H. L. (2016). Religiosidade, Espiritualidade e Laicidade em a Insustentável Leveza do ser Psicólogo(a). In Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, Laicidade, Religião, Direitos Humanos e Políticas Públicas (pp. 27-37). São Paulo: CRP-SP.

Weber, S. R., & Pargament, K. I. (2014). The role of religion and spirituality in mental health. Current Opinion in Psychiatry, 27(5), 358-363.

Ximenes, V. M., Paula, L. R. C., & Barros, J. P. P. (2009). Psicologia comunitária e política de assistência social: diálogos sobre atuações em comunidades. Psicologia: Ciência e Profissão, 29(4), 686-699.

Downloads

Publicado

2022-10-24

Como Citar

Oliveira, A. C. da S., Gaia, R. da S. P., & Scorsolini-Comin, F. (2022). A Religiosidade/Espiritualidade na atuação da Psicologia Social e Comunitária: relato de experiência. Psicologia Revista, 31(1), 207–230. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2022v31i1p207-230

Edição

Seção

Relatos de Experiências Profissionais