Espaço que a criança e adolescente com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista ocupa na rede de atenção psicossocial: revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2020v29i2p404-421

Palavras-chave:

autismo, políticas públicas, atenção psicossocial

Resumo

O autismo vem sendo alvo de diversos debates e discussões, principalmente em torno das formas como este público deve ser contemplado diante das ações e dos serviços oferecidos pelo SUS. Entretanto, nota-se que ainda não está definido quais os espaços específicos para esta população dentro da linha de cuidado e qual a função de cada espaço na rede de atenção psicossocial. É nesse contexto de indefinições que esta pesquisa, através de uma revisão integrativa de literatura, objetiva compreender e discutir qual o espaço que a criança e o adolescente com transtorno do espectro autista ocupam na rede de atenção psicossocial, afim de contribuir com a clínica do autismo no contexto da saúde pública. As fontes de pesquisas utilizadas foram artigos, publicados entre 2014 e 2019, encontrados no Portal Capes através dos descritores “autismo” e “saúde mental”. Os resultados sugerem a necessidade do estabelecimento de objetivos e critérios mais específicos para cada ponto de atenção, visto que está havendo a sobreposição de atendimentos para algumas pessoas ou até mesmo a falta dele para outras. Sendo assim, apesar de haver um claro avanço dentro da política de saúde mental voltada a este público, ainda há algumas lacunas que precisam ser mais bem definidas.

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Biografia do Autor

Jéssica Cumim, Faculdades Pequeno Príncipe

Graduada em psicologia pela Universidade Federal do Paraná. Especialista pela modalidade residência em saúde da criança e do adolescente

Bruno Jardini Mäder, Faculdades Pequeno Príncipe

Psicólogo, mestre em Psicologia pela UFPR (2015). É Psicólogo e Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2007). Atualmente é psicólogo do Hospital Infantil Pequeno Príncipe, professor das Faculdades Pequeno Príncipe. Especialista em Psicologia Hospitalar pelas Faculdades Pequeno Príncipe (2010). Foi Conselheiro Efetivo do Conselho Regional de Psicologia 8a. Região (Paraná), nas gestões 2010-2013 e 2013-2016, membro da diretoria do CRP-PR como Conselheiro Tesoureiro (2014-2016)

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Publicado

2020-12-17

Como Citar

Cumim, J., & Mäder, B. J. (2020). Espaço que a criança e adolescente com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista ocupa na rede de atenção psicossocial: revisão integrativa da literatura. Psicologia Revista, 29(2), 404–421. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2020v29i2p404-421

Edição

Seção

Artigos Teóricos