Metamorfoses no projeto de Antonio da Costa Ciampa: da proposta analítica a uma teoria de identidade

Autores

  • José Alves de Souza Filho Universidade Federal do Ceará http://orcid.org/0000-0001-8059-9196
  • José Umbelino Gonçalves Neto Universidade Federal de São Carlos
  • Aluísio Ferreira de Lima Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2020v29i2p285-309

Palavras-chave:

Identidade, Psicologia Social, História da Psicologia

Resumo

Com o presente ensaio empreendemos reconstruir as metamorfoses do percurso de Antonio da Costa Ciampa na construção do projeto teórico do sintagma identidade-metamorfose-emancipação. Justificamos nossa proposta por situar as importantes contribuições de Ciampa para a história da psicologia ao inaugurar os estudos sobre identidade dentro da psicologia social brasileira, viabilizando articular uma teoria original. Buscamos discutir os elementos históricos e epistemológicos que implicaram na construção das discussões de Ciampa e os eventos que viabilizaram a transformação de suas ideias. Indicamos quatro fases que ilustram as metamorfoses do percurso intelectual do autor: a primeira fase, referente aos anos de seu mestrado, quando inaugura estudos sobre identidade no Brasil; a segunda fase, que compreende os anos de doutorado com a defesa da tese sobre a metamorfose da identidade humana; a terceira fase, na qual discutimos os anos de seu percurso docente na PUC-SP e o fortalecimento das análises das metamorfoses da identidade com a proposição do sintagma identidade-metamorfose-emancipação; por fim, na quarta fase, situamos as colaborações de Juracy Almeida e Aluísio Lima, com as categorias de anamorfose e reconhecimento perverso, respectivamente, na construção de uma teoria da identidade-metamorfose.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Alves de Souza Filho, Universidade Federal do Ceará

Doutorando, Mestre e Graduado em Psicologia pelo Departamento de Psicologia da Universidade Ceará (UFC), Fortaleza – Ceará, Brasil. Especilista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cruzeiro do Sul. Pesquisador do PARALAXE: Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica.

José Umbelino Gonçalves Neto, Universidade Federal de São Carlos

Graduado e Mestre em Psicologia (UFC) e Doutor em Psicologia (UFSCar). E-mail: jugneto@gmail.com

Aluísio Ferreira de Lima, Universidade Federal do Ceará

Psicólogo com Pós-Doutorado, Doutorado e Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). São Paulo – SP. Brasil. Especialista em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo (EEUSP). São Paulo – SP. Brasil. Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP11). Fortaleza – CE. Brasil. Professor Associado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza – CE. Brasil. Bolsista de Produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

2020-12-17

Como Citar

Souza Filho, J. A. de, Gonçalves Neto, J. U., & Lima, A. F. de. (2020). Metamorfoses no projeto de Antonio da Costa Ciampa: da proposta analítica a uma teoria de identidade. Psicologia Revista, 29(2), 285–309. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2020v29i2p285-309

Edição

Seção

Artigos Teóricos