Reflexões sobre o trabalho em saúde mental na contemporaneidade: considerações sobre a interdisciplinaridade a partir da Ética

Autores

  • Gilberto Safra Universidade de São Paulo - USP; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
  • Gabriel Zaia Lescovar Universidade de São Paulo - USP

Resumo

Este trabalho se propõe a refletir sobre a especificidade do trabalho interdisciplinar clínico em saúde mental na contemporaneidade a partir de suas implicações éticas. Para isso, empregar-se-á um trecho do filme de Marcos Prado, denominado: “Estamira: Tudo que é imaginário tem, existe, é”, que narra a trajetória de vida de Estamira, uma mulher de 63 anos, que sofre de distúrbios mentais e que por 20 anos viveu e trabalhou em um aterro sanitário na cidade do Rio de Janeiro. Este breve artigo, fruto do trabalho conjunto dos respectivos autores, encontra-se modificado a partir da apresentação realizada com o mesmo título no Pólo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Zona Norte de São Paulo, por Gabriel Z. Lescovar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gilberto Safra, Universidade de São Paulo - USP; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Psicanalista, Professor Livre Docente do Instituto de Psicologia da USP/SP, Professor do curso de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC/SP e coordenador do LET – Laboratório de Estudos da Transicionalidade.

Gabriel Zaia Lescovar, Universidade de São Paulo - USP

Psicólogo, Psicanalista, Doutor em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Membro do Laboratório de Estudos da Transicionalidade – LET/PUC-SP e Psicólogo do Pólo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Zona Norte.

Downloads

Como Citar

Safra, G., & Lescovar, G. Z. (2011). Reflexões sobre o trabalho em saúde mental na contemporaneidade: considerações sobre a interdisciplinaridade a partir da Ética. Psicologia Revista, 19(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/6722

Edição

Seção

Artigos Teóricos